05 novembro 2009

Explosão asteróide sobre a Indonésia suscita temores sobre as defesas da Terra

Um asteróide que explodiu na atmosfera da Terra com a energia de três bombas de Hiroshima este mês reacenderam temores sobre as defesas do nosso planeta contra os impactos do espaço.
O asteróide foi de cerca de 20 metros de diâmetro e atingem a atmosfera da Terra em 45,000 mph Foto: Getty Images
Em 8 de Outubro, a pedra caiu para a atmosfera acima de Sulawesi do Sul, Indonésia. A explosão foi ouvida por estações de monitoramento 10.000 milhas de distância, de acordo com um relatório por cientistas da University of Western Ontario.
Os cientistas estão preocupados que não foi visto por nenhum telescópio, e que se tivesse sido maior do que poderia ter causado um desastre.
O Asteróide, Estima-se que cerca de 10 metros (30 pés) de diâmetro, bateu na atmosfera a um mph 45.000 estimados. A desaceleração repentina causou a aquecer rapidamente e explode com a força de 50.000 toneladas de TNT.
Felizmente, devido à altura da explosão - estimado entre 15 e 20 km (nove a 12 milhas) acima do nível do mar - nenhum dano foi causado no terreno.
No entanto, se o objeto tivesse sido um pouco maior - 20 a 30 metros (60 a 90 pés) de diâmetro - que poderia facilmente ter causado grandes danos e perdas de vida, dizem os pesquisadores.
Muito poucos objetos menores que 100 metros (300 pés) de diâmetro foram vistos e catalogados pelos astrônomos.
Tim Spahr, diretor do Minor Planet Center em Cambridge, Massachusetts, avisou que era inevitável que os asteróides menores que passam despercebidas. Ele disse: "Se você quiser encontrar os menores objetos que você tem que construir mais, telescópios maiores.
"Um levantamento que considera todos os 20 objetos de metro, provavelmente, vai custar bilhões de dólares."
A bola de fogo foi vista por moradores na Indonésia, e uma Vídeo do YouTube tomada no mesmo dia "parece mostrar uma grande nuvem de poeira coerente com uma brilhante bola de fogo de verão", de acordo com os investigadores do Ontário.
Um fragmento de asteróide ou cometa em torno de 60 metros de diâmetro se acredita ter sido ultrapassado o Evento de Tunguska, Uma poderosa explosão que ocorreu sobre a Rússia em 1908. A explosão foi calculado em equivalente a 10-15 milhões de toneladas de TNT - o suficiente para destruir uma cidade grande.
O Casa Branca é desenvolver uma política sobre a ameaça de impacto espaço de objeto em Outubro do próximo ano.
Assista ao vídeo:


Fontes:
http://www.telegraph.co.uk/science/space/6444895/Asteroid-explosion-over-Indonesia-raises-fears-about-Earths-defences.html
http://www.doomdaily.com/2009/asteroid-explosion-over-indonesia-raises-fears-about-earths-defences-scientists-are-concerned/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".