12 novembro 2009

Tempestade Magnética Causa Apagão

Existe uma organização perita em esconder a verdade, organização esta chamada governo, mas dessa vez tenho que admitir que acredito na versão do ministro Edson Lobão, acho que isso é só o começo, vamos ter várias e terríveis tempestades que vão nos causar grandes problemas. Já li algumas matérias relacionando até acidentes recentes de aviões, em virtude de tempestades magnéticas nunca registradas antes.
Segue matérias:

Em 1989 em Quebec no Canadá todo o sistema elétrico apagou durante nove horas. O apagão foi causado por uma gigantesca atividade solar, isso aconteceu por causa de uma rajada solar que viajou em direção a Terra.
Em 1989 em Quebec no Canadá todo o sistema elétrico apagou durante nove horas. O apagão foi causado por uma gigantesca atividade solar, isso aconteceu por causa de uma rajada solar que viajou em direção a Terra.

A forte corrente produzida pela tempestade magnética fluiu através dos transformadores que não foram desenhados para lidar com estes tipos de correntes, o que ocasionou flutuações de voltagem. Os equipamentos de proteção trataram essas anormais correntes como pico de voltagem ou sobrecargas e, desnecessariamente, desligaram os sistemas de transmissão.

No ultimo dia 10 de novembro, o Brasil foi atingido por partículas que penetraram na atmosfera gerando poderosas correntes elétricas de intensidade variável o que acarretou o apagão elétrico, além de interferências em satélites, equipamentos de comunicações, telefones, emissões de televisão e transmissões via ondas curtas.

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (11) que o apagão que afetou 18 estados entre a noite de terça-feira (10) e a manhã desta quarta (11) foi consequência de raios, ventos e chuva na região de Itaberá, em São Paulo.

O próprio Instituto Nacional de Meteorologia nos informou que houve uma concentração muito grande desses fonômenos naquela região. O que aconteceu, segundo todas essas avaliações, foi exatamente isso”, acrescentou o ministro.
"Tanto o operador, como Furnas, como todos chegaram à conclusão de que o que aconteceu foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo, o que provocou um curto cuircuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão de Itaipu para Itaberá"

O ministro negou que faltem investimentos na área de energia. “Se há um governo que investiu na área é esse. Foram investidos cerca de R$ 22 bilhões apenas em linhas de transmissões e R$ 8 bilhões em transformadores”, detalhou.

Nosso sistema é, portanto, considerado muito robusto e resistente, [mas] em certos momentos nem ele resiste. Porém, estamos tomando através de todos os órgãos, estamos constituindo comissões para verificar todas as questões e avaliar o que pode ser feito para o futuro.

Fontes:
http://www.dihitt.com.br/noticia/a-verdade-sobre-o-apagao-eletrico#
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/11/apagao-excesso-de-tempestade-ou-sistema.html

2 comentários:

  1. Eu já estava achando que ninguem iria falar a verdade, entretanto, a versão da mídia que na verdade não tem versão alguma, apenas anrrola os babões continua falando em relâmpagos ou raios de tempestades da Terra e não magnéticas oriundas dos Sol.
    Vamos aguardar mais alguns acontecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Não houve nada de extraordinariao quanto a atividade geomagnética. Não houve nada significativo a ponto de causar os danos nos transformadores .
    espero ter ajudado

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".