16 janeiro 2010

Mais nuvens estranhas

14 de janeiro de 2010

Foto: Daily Mail/Reprodução



Uma rara formação de nuvens semelhante a um tipo de túnel no céu surpreendeu os moradores da praia de Las Olas, em Maldonado, no Uruguai. A imagem, fotografada por Daniela Mirner Eberl, impressionou tanto os cientistas que ganhou destaque no site da Nasa, agência espacial americana. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Os astrônomos Robert Nemiroff e Jerry Bonnell explicaram que essas nuvens podem se formar perto de frentes frias. "Uma tempestade umidifica o ar quente e o faz subir próximo à frente fria, criando os túneis no céu", informaram. Além disso, esse tipo de formação pode ter ar circulando no eixo horizontal.



Via: A Tribuna
Fonte: Notícias Terra

Essa foto é de junho de 2009


A nova Asperatus, que possui aspecto de um manto escuro e ondulado, ainda não foi reconhecida internacionalmente.

Membros da Royal Meterological Society, no Reino Unido, identificaram um novo tipo de nuvem que recebeu a denominação Asperatus ("Áspero" na tradução do latim). Os cientistas informaram que a nova massa de vapor registrada possui o aspecto de um manto escuro e ondulado.
A Royal Meterological Society está tratando para que a Asperatus seja reconhecida internacionalmente e incluída pela Organização Meteorológica Internacional na lista de nuvens. Se for aceita, será a primeira variedade a ser classificada desde 1953.

Fonte e Link: Terra


2 comentários:

  1. Ola!
    Vi uma nuvem igual em 1977 em Bagé/RS/Brasil. Hoje tenho 50 anos. Fotografei a nuvem que me parecia mais em forma de estrada e chovia somente em baixo dela. Fazia tempo bom, estavamos de férias numa fazenda e nesse momento passeavamos a cavalo, era janeiro, fim da tarde.
    Um abraço, Rosana (amigos de Maldonado, procuro um amigo perdido que conheci em Porto Alegre em 2005 durante um Forum Internacional Indigena, podem me ajudar? gracias)
    movemover@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei esse post... em 2009 em Itanhem/SP, aconteceu a mesma coisa! Essa nuvem, igualzinha a da primeira foto (tunel/ uma linha reta)! Veio muito rapido, com um vento tão intenso... que voava as cadeira... tudoo... todos na praia se assustaram!!! E até hoje não entendi nada... Eu achava que era algo relacionado ao HAARP, mas achei estranho por causa de estarmos no BRASIL!!!

    Enfim, tenho mais de 10 fotos aqui em alta resolução... se você quiser, eu te mando...!!

    Beijos e Abs!!!
    Marcos LUZ

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".