09 julho 2010

A Mente é magnética e o Cérebro elétrico



Mente e Corpo são a mesma coisa?
Será o pensamento apenas um produto do meu cérebro — que produziria pensamentos da mesma forma que o meu pâncreas produz insulina?

Qual é a natureza dos fenômenos mentais?

O grande desafio que a neurociência ainda enfrenta é a dificuldade de relacionar o que ocorre no cérebro com aquilo que ocorre na mente, ou seja, de encontrar algum tipo de tradução entre sinais elétricos das células cerebrais e aquilo que percebo ou sinto como sendo meus pensamentos.

Aquilo que eu percebo, existe para mim, pelo menos momentaneamente. Se ninguém mais pode observá-las, posso então dizer que estes são estados subjetivos (pensamentos, e emoções). Os estados subjetivos encontram-se na nossa mente.

Sendo assim, podemos concluir que cérebro é a parte física e a mente é movida pelas emoções geralmente inconconscientes, é o  fluxo de informações que se move entre as células, órgãos e sistemas do corpo. Precisamos aprender a tornar essas emoções conscientes, tendo assim mais controle sobre nossa mente.

O corpo humano é um "organismo eletro-químico" e cada órgão dos sentidos é especializado em lidar com um tipo de estímulo diferente – os olhos são sensíveis à luz; os ouvidos, às ondas sonoras e assim por diante. E respondem aos estímulos de forma muito semelhante: geram sinais elétricos, que são enviados para a fase posterior de processamento.

Todo fluxo energético (molecular, químico, eletromagnético, etc.) é um fluxo informacional (tudo é informação), e esse fluxo informacional (nossa mente) ocorre em todo o corpo, SIMULTANEAMENTE independente de tempo e espaço (como no mundo quântico).

Todos os nossos pensamentos, idéias e sentimentos são construídos de uma forma associativa.
Por exemplo, associamos o prazer e o bem estar de comer um alimento nunca experimentado antes com o prazer que sentimos através da companhia que tivemos, das alegrias que sentimos, do lugar onde estávamos, etc...Inclusive aquilo não nos deu prazer nenhum.
Realizando essa associação recuperamos ou reprimimos emoções e padrões comportamentais.
Por exemplo: Eu tinha uns 11 anos quanto experimentei amora pela primeira vez, lembro bem disso, porque minha irmã, minha prima e eu, estávamos na piscina de um sítio, e em volta da piscina tinha pé de amora, acho que comemos quase um balde da fruta...Foi muito bom, nos divertimos muito naquele dia, sempre que como ou vejo uma amora, lembro daquele dia...
Muito ruim foi experimentar jaca, fui obrigada a experimentar, destestei o gosto e destestei ser obrigada a comer... Sempre que vejo uma jaca, lembro daquele dia, nada bom...

Esses hábitos e condicionamentos vão configurando o nosso cérebro (um processo conhecido como aprendizagem) com esse padrão de resposta e atitude perante nossos estímulos externos (e internos) e as emoções são um importante componente nesse mecanismo de aprendizado. 



VOCÊ É O SEU MELHOR OBSERVADOR, capaz de introduzir mudanças no sistema, através do influxo de informações. 
Você é o princípio inteligente capaz de reconhecer hábitos, condicionamentos e vícios, e o único capaz de através do fluxo de NOVAS INFORMAÇÕES, MUDÁ-LOS, CRIANDO NOVOS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS.




Vamos simplificar um pouco tudo isso:

Antes de tudo saiba que sua mente é programada o tempo todo, pelas noticias do dia a dia, pela TV, pela mídia, e assim sendo sua mente acaba trabalhando em níveis que estejam conectados com estas programações, ou seja, se você esta pensando em nível baixo sua mente trabalha em nível baixo, porém não pense que as variações de níveis devam ser subestimadas, muitos pensam que os niveis baixos são inferiores isso não é verdade são assim chamados por possuir baixa frequência, ou seja níveis são catalogados por aumento e decréscimo de vibração magnética. Assim horas você deverá trabalhar em níveis mais baixos quanto em niveis mais altos, A IDÉIA É GANHAR CONTROLE CONSCIENTE SOBRE ESSE FENÔMENO.

Nosso corpo físico possui cinco sentidos, vivenciamos e interpretamos tudo da nossa fisicalidade através deles. As informações são filtradas e percebidas através do cérebro e assim as sensações são experimentadas em todos os outros setores do corpo, ou seja, para cada sensação ou estímulo que temos no corpo cada célula de cada orgão sente a reação destes estimulos. Assim o fator responsável por estes estimulos são as vibrações eletromagnéticas de nosso cérebro e mente.

É necessário separar cérebro e mente, a Mente é magnética enquanto o Cérebro é elétrico, o que tem de se entender que o trabalho entre estas duas entidades gera o eletromagnetismo. A mente está ligada aos sentimentos e a criatividade, enquanto que o cérebro está ligado ao instinto e a lógica. Precisa-se entender que a mente é o início e fonte de todo pensamento e que o cérebro reage e traduz os estímulos destes pensamentos para o físico.
Imagine dessa forma, a mente é uma pessoa de origem alemã, o corpo são vários brasileiros, não existe comunicação entre eles, pois eles não se entendem, assim entra o cérebro o intérprete que traduz o alemão ao português.

É importante aprender a controlar os níveis vibracionais das nossas energias eletromagnéticas, pois em cada um desses infinitos níveis ocorrem fenômenos psicossomáticos e físicos-materiais, por exemplo as doenças. As doenças são todas de origem eletromagnética, ou causadas por processos químicos, porém ambas PODEM SER CURADAS ATRAVÉS DA ELEVAÇÃO OU BAIXA VIBRACIONAL.

Quando você sente raiva por exemplo, o cérebro libera uma química que percorre todo o corpo, você pode tremer, ficar vermelho, sentir vontade de matar meio mundo... Só que a mesma química liberada na corrente sanguínea, dissipa-se no corpo em apenas 90 segundos. Se você continuar com raiva depois desse tempo, é porque VOCÊ ESCOLHEU continuar assim. Você pode ser consciente dessa escolha. Culpar o corpo ou os outros, é assinar atestado de incompetência e nós estamos descobrindo que somos muito poderosos, sendo assim, PODEMOS MUDAR ISSO.

Você não pode sentir raiva, tristeza, inveja...
Como não? CLARO QUE PODE e provavelmente você irá sentir um misto de todas essas emoções, até seu último suspiro...o que você não pode é deixar essas emoções te dominarem, você precisa aprender a controlar conscientemente o que não te faz bem.





Sabe quanto você está a ponto de pular no pescoço de alguém e chega um engraçadinho e diz:
"Calma...Respira...Conta até 10..."
Bom, o cara está certíssimo!



Precisamos aprender a controlar nossos níveis de vibração.
Existe uma forma de provar como os nossos pensamentos influenciam tudo em nosso corpo. Só que você vai ter que me ajudar, vamos lá:

Imagine um limão cortado ao meio.

Esprema-o em um copo

Beba todo o suco.

Deixe a sensação correr seu corpo

Você reage aos estimulo do suco só pelo pensamento, pois é uma sensação que seu corpo já conhece e possui meios de interpretá-lo, assim também é com as palavras, pensamentos inconscientes e tudo que experimentamos, nosso corpo e mente reagem totalmente diante de cada situação.
Entende a importância de nos programar para não sermos programados?

A programação em si não é uma robotização das suas sensações, pois sua Mente não pode ser programada, o que você programa é somente as vibrações que serão passadas ao seu corpo que no caso podem ajudar em diversos setores, desde a saúde até a progressão para novos níveis de consciência.

A MENTE CONTROLA O CÉREBRO.

Cientistas da Universidade de Londres, na Inglaterra, obtiveram a primeira evidência direta da ocorrência de mudanças no cérebro humano causadas por ondas cerebrais naturais, induzidas por treinamento.
Depois de décadas difundindo a imagem do cérebro como sendo uma máquina da qual a mente emerge - parte de uma postura que os especialistas chamam de determinismo químico - os cientistas agora já colecionam uma longa lista de achados que mostram que a "máquina cerebral" é ela própria influenciada, e até moldada, pela consciência, ou pela mente. Todo esse estudo tem um nome, Neuroplasticidade.

Tá bom, tudo lindo, mas como eu faço isso?

A resposta é tão simples que chega a doer...
Meditação.
É meditação...Não existe milagre, podemos exercitar o corpo de mil formas, mas acredito que para a mente, só existe uma: MEDITAÇÃO.


Não dá pra explicar meditação, meditar é a única maneira de compreender o que significa meditação.
No último post, eu deixei um exercício de meditação bem simples e alguns pediram mais, espero que realmente esse exercício ajude vocês, tanto quanto me ajudou.

O exércicio é uma parte inicial e básica da meditação.

Chamado de Relaxamento e Preparação


1 - Encontre um lugar calmo e sem distrações.

2 - Fique confortavel neste espaço, como se sentir melhor, múscia, odores ou coisas do tipo se lhe ajudarem a relaxar podem ser usados.

3 - Encontre uma posição que lhe de conforto, mas que não a induza ao sono. Ex: a posição lotus indiana, ajoelhada como os japoneses, sentada numa cadeira normalmente como os egípcios, ou mesmo deitado, mas sem cair no sono. A posição deve permitir a respiração, ou seja é bom sempre deixar a espinha ereta e as costelas abertas.

4 - Sempre mantenha uma posição confortável, pois a imobilidade é muito importante.

5 - Para ajudar a se concentrar pode pegar uma vela e acende-la olhando fixamente para a chama, ou pode simplesmente fechar os olhos o que lhe for melhor.

Exercício:

- Inspire o mais fundo que puder e segure o ar por alguns segundos, soltando o ar em seguida lentamente. Repira este processo até que comece a sentir seu corpo relaxado.

- Enquanto estiver fazendo o exercício de relaxameto, seus pensamentos vão começar a surgir aos turbilhões, aquietar a mente não é fácil, mas não se preocupe é normal que a mente fique inquieta nas primeiras vezes.

- Mantenha-se imovel e mantenha a respiração citada pelo maior tempo que conseguir. Quando perceber estar perto de perder a conciência (sono) normalize sua respiração para um ritmo normal e deixe que ela aconteça automaticamente.

- Continue imóvel.

- Concentresse agora na sua respiração, e fixe sua mente nela, sua audição aos poucos vai se focar nela e sua imaginação também.

- Novamente os pensamentos começarama a fervilhar, mas tente manter a tranquilidade e a imobillidade, sempre que se perder em pensamentos volte a atenção a sua respiração ela sera um grande guia na limpeza mental.

- Para ajudar a relaxar leve sua atenção a cada parte de seu corpo e relaxe imaginativamente as que estiverem tensas, relaxe-as mentalmente, por exemplo se sente que suas palpebras estão tensas leve sua atenção mentalmente e mentalize elas relaxando amolecendo. Se sentir que suas costas estão tensas, leve sua atenção a ela e relaxe-a mentalmente imagindando a musculatura amolecendo e relaxando. A imaginação é um fator importantíssimo neste exercício.

- Quando sentir que sua musculatura esta relaxada, comece a voltar a atenção para seus orgãos internos e peça-os para trabalhar em ritmo menos acelerado, imagine seu cérebro vibrando como um celular assim diminua a frequência dessa vibração deixando que ele descance um pouco.

- Quando perceber que esta relaxada, Mentalize seu corpo se regenerando suas células se renovando e sua energia sendo purificada por uma chama branca, ou a cor que lhe for mais pura, irá sentir uma gostosa sensação de calor quando o fizer. Neste estado de relaxamento mentalize coisas boas para você e para todos que desejar.

- Este estado de relaxamento pode ser usado para acelerar processos de cura, focar um pensamento sem distraçõe externas para resolver problemas, energizar o corpo e purificar as enregias, remover ideias errônias (raiva, medo, tristeza). Melhorar os processos quimicos de sua bioarmadura (corpo).
- Repita este exercício diariamente, no mínimo 30 minutos diários 15 minutos antes de dormir e 15 minutos depois de acordar. Com o tempo será mais fácil relaxar e os niveis ficarão mais profundos.

- Para acordar deste estado consicente e tranquilo conte de 10 a 1 enquanto contar imagine seu corpo reacelerando e voltando ao seu ritmo normal de trabalho abra os olhos lentamente e respire fundo uma ultima vez.

Este processo é um processo genérico, e geral, sem rituais ou dogmas usado para nos ajudar no desenvolvimento de nossas habilidades atrofiadas. Precisa de disciplina e não toma muito tempo tendo em vista que muitos de nós ainda tem tarefas no mundo físico.
Funcionou muito bem para mim e funcionará para você.

"A meditação me ajuda a sentir a forma e a textura da minha vida interior. Aqui, no silêncio, eu posso começar a saborear o que os budistas chamariam de minha verdadeira natureza, o que os judeus chamam de calma, suave voz, e o que os cristãos chamam de Espírito Santo."
(Wayne Muller)

Muito obrigada a um grande amigo anônimo que muito ajudou no meu processo de despertamento e que me ensinou a arte de meditar.  Um grande abraço para você e minha eterna gratidão.

Beijão no coração de todos vocês.

Ravena

"Para reprodução integral ou parcial do texto, é necessário citar a fonte e o link da postagem original"

Fontes de pesquisa
www.google.com
http://www.orion.med.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1130:o-que-e-mente&catid=25:croberto&Itemid=11
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=mudancas-cerebro-induzidas-voluntariamente&id=5091
http://comosereformaumplaneta.wordpress.com/2008/04/11/os-incriveis-efeitos-da-meditacao-no-cerebro-e-na-psique/

12 comentários:

  1. Ravena, minha flor, cada dia vc está mais afiada!
    Parabéns pela síntese. Está excelente.

    A meditação é muito mais que um simples exercício. Ela vai além.

    Meditar é uma FILOSOFIA de vida.

    È uma prática a ser seguida com tanta naturalidade quanto é a prática de se alimentar, se banhar, se exercitar...

    O caminho é esse.
    Paz e equilíbrio na mente é tudo que precisamos.
    bjo grande
    Sua fã
    laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Ravena!

    Caramba! muito show as informações que vc conseguiu trazer. Muito bem explicado. Parabéns!
    !!

    ..."Não dá pra explicar meditação, meditar é a única maneira de compreender o que significa meditação"...

    Essa é uma idéia que expressa akilo que é tão complicado explicar com palavras, pois é completamente ABSTRATO... seria o mesmo que tentar explicar o que é o pensamento. Não podemos ver, cheirar ou pegar um pensamento, mas ele existe...é um produto da nossa essência, do nosso ESPIRITO... é como tentar explicar a intuição... só podemos senti-la...

    Muito bom aprender aqui...

    Abraço no seu coração Ravenal ...

    PAZ...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem Ravena!

    Muito Boa!

    www.amalgamei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens mesmo!
    Estava sentindo a muito tempo que deveria comentar aqui. Ja leio seu blog, assim como o da Laura e muitos outros. Geralmente só comento no prova final pq la não é bloqueado no trabalho, onde passo o maior tempo.
    Mas finalmente consegui arrumar tempo em casa para ler, e esse post é magnifico.

    Ravenna, e Laura e muitos outros, não sei se vocês conhecem o blod do Marcelo Del debbio, ele foi meu primeiro "instrutor", que me fez despertar. Acompanho o blog dele desde que ele começou no sedentario..mas enfim. Ele conhece muita coisa das escolas de misterio. Varios exercicios (tem um igual a esse, mas esse que vc passou eu consegui assimilar mais.) www.deldebbio.com.br . Sugiro que leiam (se nao conhecerem) tem muita coisa lá, é mais uma fonte de informação (que eu não conhecia). Ou seja mais consciencia para nós.

    No mais só quero lhe parabenizar, não só a você mas a todos (laura, prova final, C.sirius, rodrigo e muitos outros) por tudo que é compartilhado.

    È isso que eu acredito.
    Tirando todo o seu ego, quanto mais você conhece pessoas, mais você conhece pessoas que você gosta. E fazem de tudo para nos trancafiar em casa. Não gostar do vizinho. Rixas banais. Rixas sociais. Fazem de tudo para separar cada vez mais as pessoas. Quando o perfeito seria o inverso.

    Muito obrigado, começarei a fazer esse Exercicio novamente, agora da sua forma. Isso é um dos passos para você fortalecer o seu "eu" espiritual (sim...viagens...se é que me entendem). O exercicio da pineal, esta me elevando de uma maneira surprendente.

    Um abraço, Beijos! E por favor, enquanto o obama não desliga essa rede, continue esse trabalho! Que até aqui em casa, as pessoas ja estao começando a acordar.

    ResponderExcluir
  5. Ravena querida!! mais um excelente post!!


    Com certeza a meditação é tão importante para nós como o oxigênio. O dr. deepack chopra diz que se todas as pessoas fossem capazes de meditar pelo menos 10 minutos diários, o mundo seria totalmente outro.


    Com certeza, pois tudo está fora do equilíbrio, e retomar este estado de paz profunda só é possível com a meditação. Para mim o jeito mais fácil de defini-la é 'não pensar o pensamento'

    e apenas observar tudo o que vier a mente como nuvens passageiras. Se fundir com o TODO, e perceber que não somos este corpo físico, apenas consciência.luzes experienciando o físico..

    Parabéns pelo post flor!! Grande abraço!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Ravena, parabéns! Estou fascinada com esta sua explicação sobre a meditação, vou passá-la para meus amigos preguiçosos, não terão mais desculpas!
    Cheguei aqui pelo blog da Laura e considero ambas, presentes de Deus Pai/Mãe para ajudar os dormidos!Que continuem maravilhosas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi THIAGO G.R,
    Que bom que você teve um tempinho pra se expor aqui, muito inteligente,sensato e desperto!

    Eu agradeço o carinho por mim e pelos meus grandes amigos, Laura, Rodrigo, Iara, Prova Final. Vou vasculhar o site que você indicou.

    Um grande beijo e um abração

    ResponderExcluir
  8. Semente Estelar, que linda você!

    Obrigada querida, a Laura realmente é um grande presente e o meu é ter pessoas como você frequentando esse humilde espaço.

    Sacuda mesmo esses dorminhocos!

    Beijão nesse coração carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. Laura e Rodrigo, vocês são os anjinhos que me ajudam!
    Beijão

    Oi Myron, meu novo amigo!
    Obrigada

    Beijão

    Viajante Cósmica, você que é a flor nesse blog, sempre inteligente e tão consciente! Sempre completando os posts com informações preciosas!

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. ravena ? quantos anos vc tem ?

    uma pergunta somente , vc conhece algum mago ai ? ou vc é uma ? to querendo treina logosofia concreta, porem n conheço muitos meios de almentar minha capaxidade mental...
    n quero um mestre pela dificuldade de ter um e sim um amigo para me ajudar pq aqui ta um pouco complicado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ravena

    Meu nome é Andre e ontem fiquei até 2 da madrugada devorando o seu blog!!!! hehehehe...

    Meditação é a chave para a consciência. Meditação significa observar (primeiro a si mesmo e com o tempo o mundo externo). Meditação é um fenômeno como a respiração.

    Você pára de pensar e observa. Contudo, pensamentos surgirão... vc não deve aceitá-los nem rejeitá-los mas observar como uma testemunha que está acima de uma colina.

    A mente na verdade é um processo! Não é um mecanismo substancial, e sim, um processo.

    O dia que finalmente entendi a meditação foi quando li um comentário de uma pessoa em um site dizendo que a maioria interrompem a conversa do outro no desejo de serem ouvidas. Por um momento de insight, eu percebi que o pensamento (ou os milhares de pensamentos que rodeam nossa mente) tem esta mesma intenção. A mente é um excelente instrumento para o intelecto e para o trabalho, mas para o lado afetivo e emocional, ela causa muita interferência.

    Quando pensamos, na verdade, temos o desejo de ser ouvidos! Ou seja, queremos ser atendidos, salvos, acariciados, atendidos e todo tipo de clemência. E através de identificações com pensamentos e com as vibrações que elas criam, ficamos apegados e doentes muitas vezes.

    Mas não há ninguém para nos ouvir!!! Entenda isso! Não há ninguém para nos ouvir!

    O que há é que devemos nos tornar fonte de luz, fonte de riqueza! Ou seja, é de nós que sai a inteligência, a consciência, a coragem e a fé! Devemos nos tornar um ser radiante que somente assim estaremos em comunhão consigo mesmo e com a existência!

    Entendo este ponto, sua meditação se torna parte da sua vida e até na hora de dormir você observa você dormindo!

    Sabe aquela frase do Descartes que diz: "penso, logo existo!"

    Chegou a hora da evolução e dizermos: "Observo, logo Existo!"

    Abraço!

    Andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário André, traduziu muito do que penso a respeito da meditação e pensamentos, sempre brinco que a observação é meditação, observar os outros e a si mesmo faz parte do melhor processo de meditação, a compreensão vem a partir da observação.
      Valeu pelos comentários!!
      Abraço

      Excluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".