16 setembro 2010

Algumas notícias da semana


Avanço da maré draga dezenas de casas e assusta moradores de Ilha Comprida (SP)


Construções ruíram do dia para a noite e árvores foram arrancadas da terra --hoje é difícil diferenciar as raízes do que foram as copas.

Paredes rachadas como se tivesse havido terremoto, laje no chão e restos de objetos pessoais, de panelas a escovas de dente fincadas na areia, são o sinal de uma evacuação de emergência.
"Parece que caiu uma bomba. Muitos vizinhos saíram fugidos de casa no meio da noite com a maré derrubando tudo. Estou assustado, minha família já está preparada para daqui a pouco sair daqui", diz o aposentado Décio dos Santos, dono de um terreno desde 1981.
"Isso aqui já foi uma avenida, passavam carros. Agora só resta pescar. Só saio daqui quando a minha cair também", diz Rocha, que pagou R$ 30 mil pela casa que ficava a três quadras da praia e agora é à beira-mar. Há um mês, o imóvel da frente caiu.

Professor doutor do Instituto de Oceanografia da USP, Afrânio Rubens de Mesquita diz que o nível do mar na costa brasileira sobe em razão das mudanças climáticas.
Ele vê dois motivos que podem ter contribuído para o avanço da maré na região: 1) a ilha começou a ser "comida" de um lado e os sedimentos são transportados e depositados no outro; 2) existe um afundamento da costa e isso faz o nível do mar subir em relação à praia.
A Prefeitura de Ilha Comprida diz já ter tentado de tudo para conter o avanço: sacos de areia, barreira de pedras, tudo em vão. "A força do mar é maior", diz o engenheiro Juraci Brito, diretor de obras da cidade, que ainda faz o levantamento das casas e lotes submersos.ezenas de casas de três quadras foram engolidas pela maré, que avançou mais de cem metros.

Veja as imagens aqui

Fonte: Folha



'Bola de fogo' cruza o céu do Leblon
A imagem chamou a atenção de quem passava pelo local, no fim da tarde desta terça-feira (14) de quem passava pelo Leblon, na Zona Sul do Rio. O que parecia ser uma bola de fogo cruzou o céu perto do Morro Dois Irmãos, e depois desapareceu.

Veja as imagens clicando aqui

E ainda na mesma notícia:

Especialista diz que ‘bola de fogo’ no céu é pedaço de nave ou satélite 


A 'bola de fogo' vista por muito moradores no Leblon, na Zona Sul do Rio, intrigou os cariocas. O astrônomo do Observatório Nacional, Ronaldo Mourão, disse nesta quarta-feira (15) que a imagem provavelmente é um pedaço de nave ou satélite.
"O objeto visto é parte de um fragmento de uma nave espacial que pode ter sido decomposto ao entrar na atmosfera. Um pedaço de satélite ou foguete. Agora acho que está resolvido o mistério", disse o astrônomo.
O especialista descartou que se tratasse de um cometa ou de um meteorito. Segundo Mourão, a passagem do cometa é mais lenta e o meteorito deixa um rastro de fogo mais condensado.
O objeto visto foi um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversa. Uma carioca disse, por e-mail, que viu na semana passada o mesmo objeto na Praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.

Veja as imagens clicando aqui

Pinguins encharcados de petróleo são achados na Patagônia argentina

Cento e quarenta e um pinguins encharcados de petróleo foram encontrados na província argentina de Chubut (sul) e as autoridades temem que o número aumente, já que teve início a imigração de milhares de exemplares provenientes do Brasil, informou Silvia Montanelli, diretora da Fauna do ministério da Agricultura e Gado de Chubut, encarregada da operação de resgate.

Montanelli explicou que um eventual vazamento de petróleo no Atlântico ainda não foi detectado pelas autoridades marítimas argentinas, apesar de achar que pode ter ocorrido ao norte da Patagônia, ao sul de Buenos Aires.

Hong Kong é atingida por 13.000 relâmpagos em uma hora
Hong Kong foi atingida por um número recorde de raios: 13 mil em apenas uma hora, sendo registrada a mais violenta tempestade elétrica, a qual causou enchentes e pessoas presas em elevadores.
As rajadas de vento de mais de 100 quilômetros por hora foram registrados no distrito de Tai O às 12:40 am, de acordo com um boletim meteorológico do observatório. Mais de 40 milímetros de chuva por hora foi registrado em todo o território durante a tempestade.





3 comentários:

  1. Parabéns Ravena ! esta ideia de reunir as noticias mais importantes da semana é fabulosa. Espero que continue assim, informando-nos sobre o acontecer global.

    Muita Paz e muita Luz.
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. Oi Odete,

    Gostou da idéia? Eu achei mais interessante, reunir algumas notícias que passam como relâmpagos na mídia televisiva e as vezes nem passam...eu sempre vejo muitos links todos os dias, mas infelizmente não dá para postar tudo, então vou começar a reunir algumas e postá-las juntas...

    Obrigada querida!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Lucas cap21 vs25/ '"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.'"

    Já foi dito,acordem,mas não é pela vontade do homem como muitos pensam, existe uma mecânica Celestial que comada tudo isso.Acreditem é Final de Ciclo.Haverá limpeza,apesar de uma parte da humanidade estar lutando contra.
    Até mais colegas.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".