09 novembro 2010

Explosão Solar em 6 de novembro (uma das mais brilhantes)




Em 6 de novembro, a mancha solar 1121 desencadeou uma das mais brilhantes explosões solares em anos, classe M5.4. 

A radiação do "flare" criou uma onda de ionização na parte superior da atmosfera da Terra, que alterou a propagação de ondas de rádio de baixa freqüência. Este é o terceiro flare de categoria M a partis desta mancha que está cada vez mais ativa.  Até agora nenhuma das erupções foi dirigido diretamente à Terra, mas isso pode mudar nos próximos dias devido a rotação do Sol, que pode deixar a região ativa na direção do nosso planeta. 

Vídeo






Link da imagem
http://spaceweather.com/

E em 21 de outubro, acompanhamos a seguinte notícia:




Nenhuma das explosões produziu uma ejeção expressiva de massa coronal como a registrada pela Nasa

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira(21) em seu site a imagem da supermancha solar batizada de 1112, no exato momento em que lançava labaredas no espaço.

Até hoje, nenhuma explosão produziu uma ejeção expressiva de massa coronal (partículas de altas energias) em direção ao planeta Terra.

Outro dado importante é a existência de um grande filamento magnético cortando o hemisfério sul do Sol. Ele é tão extenso, que ultrapassa a distância que separa a Terra da Lua --cerca de 380 mil quilômetros.

É possível identificar um ponto brilhante um pouco acima do filamento --a radiação ultravioleta da supermancha solar. Se ocorresse uma explosão, toda a estrutura entraria em erupção.

Fonte: Folha 

Vamos continuar de olho no nosso amigo "furioso"!!

12 comentários:

  1. Olá Ravena!
    Bom dia!
    Muito interessante esta notícia, pois há alguns dias você postou algo sobre o comportamento do Sol e eu também coloquei isto no meu blog.
    Devemos estar atentos ao que acontece no sol, isto implicará muitas mudanças em nosso planeta.
    Nós dependemos o bastante do sol e se algo ocorre nele, tem efeitos nada tardios aqui.
    Matéria muito legal e adorei.
    Os ESTADOS FALIDOS DA AMÉRICA E SUA CHUVA DE DÓLARES SEM LASTRO.
    Ontem ao assitir a dois grandes notíciários dos snhores do mundo, um o Jornal da Globo e outro mais cêdo que foi o Jornal da Cultura, ambos debateram algo que há tempo estamos alertando aqui em nossos blogs, a chamada Guerra Cambial e os efeitos nefastos que trarão para o mundo todo.
    Bem atento eu escutei o que os comentaristas disseram sobre tal tema. Deu a entender no Jornal da Cultura de ontem, que o Brasil está num beco sem saída, pois terá que adotar medidas nada agradáveis para defender sua moéda e economia. Se os EUA injetam bilhões de dólares no mercado através do FED ( Federal Reserv ) como uma tentativa desesperada de salvar a prória pele dos norte americanos, outra nações no entanto ficam a deriva neste mar revolto.
    Nos próximos dias teremos a reunião do G 20 em Seul na Coréia do Sul ( grupo formado pelas econômias mais desenvolvidas e em desenvolvimento e podemos citar alguns como,EUA,Canadá, Rússia, China, India, Brasil,a anfitriã Coréia do Sul, Austrália e alguns membros da UE-União Européia ).
    Porém o que veremos lá é uma tentaiva do tio Sam de dizer que os demais países devem comprar mais dos EUA, que inundam o mercado de dólares e com isto facilitam que outros países importem mais e gerem caixa para os tadinhos dos norte-americanos, enquanto os países que precisam exportar ( o caso do Brasil) que ficam numa situação mais difícil. A reunião em Seul do G20 mais tente a falar sobre o nada para chegar ao lugar nenhum ou seja vão discutir formas de evitarem uma guerra cambial, difícil de que cheguem a um acordo para evitá-la e veremos dois peso pesados da econômia global, os Estados Falidos e à China darem uma banana para o resto do mundo ao continuarem defendendo seus interesses estratégicos a custa de muitos prejuísos aos demais.
    Veremos um circo de horrores como já vem a mídia e seus analístas nos preparando para algo.
    Nós já sabiamos de tudo isso com uma certa dose de antecipação, foi aqui que lí sobre a bolha especulativa brasileira que está prestes a explodir e pelo jeito que vão as coisas, parece que poderemos ter um 2011 de incertêzas na economia mundial.
    Eu já estou de orelha em pé,vamos ficar muito atentos a estas movimentações. A mídia também já vem dizendo que os EUA podem optar pelo ouro que está com cotação em alta. Por quê será?!
    As nuvens de uma grande tempestade já se acumulam, os barulhos de trovôes soam pelos quatro cantos enquanto o vento começa a soprar.
    Mais o Mr.President Obama, pode dispender dinheiro a todo vapor, que até viaja por quase 10 dias pela Ásia a custa de muito dinheiro,não importa, os EUA podem fabricar dinheiro todos os segundos. Até eu se tivesse uma máquina de imprimir moeda seria o homem mais rico do universo, não do mundo. HEHEHE!
    Desta novela quero ver os próximos e eletrizantes capítulos.
    Cometário do autor do Blóg 2012 Um Novo Despertar.
    Beijos Ravena.
    Daniel Lucas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ravena!!

    Sinistro esse mega flare heim .. e os vulcões estão "escutando" .. qdo um mega desses estiver virado pro lado da Terra, imagine as respostas dos vulcões .. bom, e eqto isso, os fantoches políticos estão dscutindo a chamada "guerra cambial" .. distração? acho que sim e não .. pra alguns é claro que sim, pois faz parte da agenda .. causar tensões por economia, política e religião .. um estopim prontinho pra estourar .. o problema vai ser o povão caindo nessa armadilha e indo às ruas lutar e reinvindicar "seus direitos" .. rs .. até a hora que eles souberem que não há direitos .. Vai ser um cenário feio .. é uma pena ..

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal...
    isso que ocorreu foi muito mais grave do que estamos pensando...
    Estudem os 3 tipos de neutrinos e poderão ver o que isso nos afeta. Fica aqui a dica.
    bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Perfeito post!!!

    Eu li no blog provafinal onde em um dos episódios dos simpsons ocorreu uma grande explosão (ativada por controle remoto) e logo em seguida 'um relogio' marca exatamente a data de 6/11.
    Coincidencia ou não, isso intriga muito!

    Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7M5Bf6TtW8w&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  5. Nada a ver com o Sol, mas só pra registrar outra notícia interessante:

    http://www.cbsnews.com/stories/2010/11/09/national/main7036716.shtml

    ResponderExcluir
  6. Ravena

    Veja na foto/video: 1112, 1121 e 211...

    São números das manchas, e um comprimento de onda... Mas, o que significam? Sem comentários.

    João Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Ravena

    O link do míssil que ninguém explicou tem um vídeo, e nesse vídeo se vê uma "nave voadora" (poderia ser um helicóptero ou um UFO/OVNI) observando o míssil (Veja no tempo =12/13 segundos). Será?

    ResponderExcluir
  8. Ravena!
    Hoje um simples cometário.
    É tanta coisa ocorrendo, esta do míssil no sdeixa a pensar.
    Por que. para quê e contra quem esta menságem de um míssil diparado na Califórnia?
    Eta novembro brabo!
    Até meus próximos comentários...

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniel,

    Seus comentários são sempre sábios e cheio de informações hein menino!
    Obrigada por colaborar por aqui!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Dihh,

    Eu vi esse vídeo, bem sinistro, ainda bem que não aconteceu nada idealizado pelo homem nesse dia, "apenas" mais uma reação violenta do Sol, mas isso é natural e já previsto, não há interferência humana. Vamos continuar a monitorá-lo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi João Guilherme,

    A primeira vez que vi o nome dado às manchas, achei bem esquisito o jogo dos números. Não sei explicar, mas com certeza, nos diz mais do que estamos a enxergar.
    Obrigada por comentar.

    Abração

    ResponderExcluir
  12. Laura e Rodrigo,

    Agradeço a visita e vamos fazer a lição de casa e estudar sobre neutrinos pessoal!
    O Sol não afeta apenas os planetas, os vulcões ou "causa" terremotos. Ele nos afeta também, por isso, seria ótimo estudar sobre isso e nossa amiga Laura, já nos deu a dica.

    Abração!

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".