20 dezembro 2010

Eclipse total da Lua de 21 de Dezembro, 2010


Um eclipse total da Lua será visível na terça-feira (21), a partir das 5h41 (horário de Brasília), na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia. No Brasil, a observação será possível somente no extremo oeste do país, especificamente às 03h34min irá começar, e a parte TOTAL começará às 04h42.

Na madrugada de 20 para 21 de dezembro, o fenômeno poderá ser visto por mais de uma hora (de 7h41 a 8h53 GMT) no território que engloba a América do Norte até a Islândia.

O eclipse só acontece na fase de Lua cheia, quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados. Assim o satélite natural fica momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.

Mais um fenômeno nos céus está por vir. O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro.

Previsões apontam que em 2011 quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais podem ocorrer, por conta de uma combinação rara que acontece apenas seis vezes no século XXI.


Os eclipses lunares totais não são raros, ocorrem a cada ano ou dois, sendo visível em qualquer local em particular apenas a cada três anos. Este próximo eclipse lunar total, porém, é especial  porque ele ocorre perto do tempo do solstício de inverno. Isso faz com que ele seja localizado no ponto mais alto do céu no zodíaco para o hemisfério norte. Tal eclipse no exato solstício de inverno ocorre apenas a cada alguns séculos.

No entanto, há uma conexão adicional especial para esse evento astronômico. À medida que o solstício de verão atualmente está ocorrendo perto do centro galáctico em Sagitário precoce entre as estrelas fixas, o solstício de inverno ocorre no anti-centro galáctico, que está na primeira parte de Gêmeos . Isso significa que este eclipse também ocorrerá ao longo do eixo da galáxia.

Isto significa que a Lua será eclipsado na sua posição mais forte no céu, quando a luz está no seu máximo. É uma importante oportunidade para transformar a energia lunar, que significa transformar a mente, coração e natureza emocional.











2 comentários:

  1. Oi Rave!
    Que bonita está la luna.
    Ella encanta a todos que miran la luna.
    Bem, teremos um eclípse e seu caráter místico, uma nova etapa, e pelo que li 2011 será o ano que promete mesmo. Muitos eclípses em um só periodo no ano.
    Ontem fiquei observando a lua, eu , minha mãe e mais um amigo, aí entre as nuvens amiga Rave, aparece um objeto e fica parado por um instante.
    Começa e se mexer sentido norte e aumenta de novo seu brilho, nos deixou pasmo e depois some para o céu.
    Este amigo meu coneguiu fotografar a luz e estamos em contato com a UFO, vamos mandar uma cópia para pesquisar sobre o que se trata.
    Depois de novo, uma outra luz mais distante passando por entre as nuvens, outra foto e pelo zum, vimos um foco de luz abaixo de um vulto que lembra-nos um formato discóide.
    Não podmeos afirmar o que era, mas nos deixou pasmos,pela sua forma de aparecer estranha.
    Se atentamos vero o céu, vemos muitas coisas naturais e também sem explicação aparente.
    Primeiro vamos ver com especialistas no assunto o que são estes fenõmenos, naturais, objetos terrestres feitos pelo homem e ou OVNIS.
    Será que são poucas pessoas que visualizam isto por aqui em Pinda?
    Quando tiver mais detalhes tentarei colocar imágens em meu blog, vamos ver.
    Beijos Rave.

    ResponderExcluir
  2. Só pra informar ,eu estou em BH(19° 55' 55" S 44° 03' 14" O) e acompanhei o eclipse desde o início por volta das 3:30 até 5:44,foi simplesmente demais.
    Acomapnhei Vênus ´´trazer`` o Sol e a Terra encobrir calmamente a lua deixando-a alaranjada.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".