15 dezembro 2010

Fotógrafo retrata intensificação da aurora boreal - ápice de luminosidade em 2012



Fenômeno tem se tornado mais forte desde 2007 e deve atingir ápice de luminosidade em 2012.

A aurora boreal, fenômeno luminoso que ocorre no pólo Norte geralmente na época dos equinócios, está se intensificando desde 2007 e deve atingir o ápice de luminosidade em 2012, segundo a Nasa.
O fenômeno é causado pelos ventos solares que carregam um fluxo contínuo de partículas elétricas liberadas pelas explosões que ocorrem na superfície do Sol. Quando estas partículas atingem os campos magnéticos da Terra algumas ficam retidas provocando a luminosidade intensa pela liberação de energia ocorrida com a colisão destas partículas com as moléculas e átomos presentes na atmosfera.
O fotógrafo islandês Orvar Thorgiersson, 35, está registrando a evolução do fenômeno. 'Agora há dias em que as luzes são tão claras que você pode ler um livro à noite. Elas são mais claras que a lua', diz.


O evento será causado pelo máximo solar, período em que o campo magnético no equador do sol roda num ritmo ligeiramente superior ao dos seus pólos.
O ciclo solar leva em média 11 anos entre um máximo solar e o outro.
O último máximo solar ocorreu em 2000. Segundo a Nasa, o próximo, que ocorrerá em 2012, deve ser o maior desde 1958, quando a aurora boreal surpreendeu os habitantes do México com três ocorrências.
Em 2012, espera-se que as luzes da aurora possam ser vistas até a latitude de Roma. No entanto, caso seja de fato tão intenso, o fenômeno poderá causar problemas a telefones celulares e sistemas de GPS pela liberação de energia num grau mais elevado.

Fonte: G1
Galeria completa das imagens: BBC

6 comentários:

  1. Oi Ravena,

    Você viu que um helicóptero da rádio Eldorado caiu numa Avenida do centro de São Paulo e ELES não sabem o motivo da pane, logo logo os ricos de São Paulo que andam com seus helicópteros e jatinhos evitando as massas terão que enfrentar o congestionamento, a miséria e a violência. A coisa vai ficar feia.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Ravena,isso me faz lembrar os Circulos Ingleses do dia 15/08/2008 mostrando o nosso sistema solar em 21/12/2012 e depois modificado do dia para noite no dia 22/08/2008,mostrando o nosso Sol em tamanho bem aumentado,e mais um corpo celeste invadindo o nosso sisteme Solar;As datas da Nasa e as mostradas nos Circulos são idênticas.Será coincidência?
    Particularmente eu acho que não.
    Abraço

    Antonio Celso.

    ResponderExcluir
  3. O último máximo do ciclo solar de onze anos ocorreu naquela época em que houve o apagão (~2001). O ciclo das secas acompanha esse cilo solar, por isso houve o apagão.
    Quem viu o filme Presságio viu figuras iguais a essa antes do final do mundo. Essas são partículas com cargas que são desviadas pelo campo magnético do nosso planeta e vão para o polo Norte. Se o campo magnético da Terra falhar como dizem ou querem alguns essa radiação virá toda sobre nós. Em especial em 2012/2013 - máximo solar. Outro dia li dois trabalhos científicos da aárea de medicina mostrando correlações entre a incidência de partículas cósmicas e mortes por arritimia, enfarte, derrame e acidentes de trânsito. Então não serão só os celulares, serão as pessoas também....

    João Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Editoria: Astronomia
    Quinta-feira, 16 dez 2010 - 09h18
    Satélite registra explosão de gigantesco filamento solar


    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Satelite_registra_explosao_de_gigantesco_filamento_solar&posic=dat_20101216-092040.inc

    ResponderExcluir
  5. OI ANDROMEDA,

    É minha amiga, daqui pra frente, muita coisa mudará! É só observar.
    Beijão



    ANTONIO CELSO,

    Sempre que posto uma notícia dessas de erupção solar, me lembro dos crops, existe conexão e a explicação talvez seja essa, um dia, não se mas quando esse dia chegará. Obrigada por comentar.
    Beijão


    JOÃO GUILHERME,

    Obrigada querido por esse mini post, você tem toda razão, Presságio é um dos melhores filmes com mensagens específicas se bem assimiladas com bom senso. E nós somos afetados todos os dias pela radiação e isso só tende a se intesificar, muitos não aguentarão tanta energia, li a respeito disso também e estou programando um post. Obrigada e beijão


    Oi Anônimo,

    Eu postei essa explosão solar, aconteceu dia 6
    http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2010/12/mega-explosao-solar-de-quase-1-milhao.html
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Ravena hoje encontrei os seguintes links para se arrepiar um pouco:

    http://en.wikipedia.org:80/wiki/Solar_cycle_24

    http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_storm_of_1859

    http://en.wikipedia.org/wiki/March_1989_geomagnetic_storm

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".