12 janeiro 2011

Purgatório é um fogo interior, esclarece o Papa Bento

O papa Bento XVI declarou nesta quarta-feira que o purgatório não é um lugar do espaço, do universo, "mas um fogo interior, que purifica a alma do pecado".

O Pontífice fez estas manifestações perante 9 mil pessoas que assistiram à audiência pública das quartas-feiras, cuja catequese dedicou à figura de santa Catarina de Gênova (1447-1510), conhecida por sua visão sobre o purgatório.

Bento XVI assinalou que Catarina de Gênova em sua experiência mística jamais fez revelações específicas sobre o purgatório ou sobre as almas que estão sendo purificadas, frente à imagem da época sempre ligada ao espaço.

"O purgatório não é um elemento das entranhas da Terra, não é um fogo exterior, mas interno. É o fogo que purifica as almas no caminho da plena união com Deus", afirmou o Papa.
O papa acrescentou que a santa não parte do além para contar os tormentos do purgatório e indicar depois o caminho da purificação ou a conversão, mas parte da "experiência interior do homem em seu caminho rumo à eternidade".

O paraíso, o purgatório e o inferno preocuparam ao longo da história tanto os fiéis como os papas e assim Bento XVI, que afirmou em 2007 que o inferno, "do que se fala pouco neste tempo, existe e é eterno para os que fecham seu coração ao amor de Deus".

Seu antecessor, João Paulo II, concordou com Ratzinger ao afirmar que o purgatório existe, mas que não é "um lugar" depois da morte, mas sim "o caminho em direção à plenitude através de uma purificação completa".



Muitas profecias alertavam sobre mudanças que ocorreriam na Igreja. E a cada dia uma surpresa. 


12 comentários:

  1. É realmente uma surpresa esta postura da igreja... no entanto, boa, incentivando a contemplação interior, a observância espiritual focada naquilo que importa. Gostei!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta postura do Papa foi uma surpresa para mim, gostei, pena que levou tanto tempo para isso ser dito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei estua tua postagem Ravena, como sempre tu és brilhante, há tempos eu queria estar viva nesta 3D para comprovar muitas coisas ditas lá atrás que iriama ser reveladas e ahí esta uma delas, vindo de Quem? da própria igreja, parabens querida continue nos blindando com estas noticias....abraços de Luz para voce querida....JO

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rave, tudo bem? =]

    Muito boa essa declaração do Papa. Não dá para saber até que ponto alguns véus serão rasgados, afinal, compartilhar conhecimento nunca foi a praia da Igreja, mas já é algo.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Ravena

    Essa visão é um pouco ou bastante diferente da visão de purgatório ou algo parecido divulgada no filme "Nosso Lar" e talvez no "Amor além da vida" (Não confundir com poder além da vida)...
    Acho que a visão da Santa Catarina de Genova bate mais com a que é mostrado no filme "Nosso Lar" (certo Higher?).
    http://digilander.libero.it/monast/purga/porto/caterina.htm
    Essa insunuação pode nos levar a pensar no valor da doença que nos consome e também no castigo de Deus. Seja o que for, estamos aqui para aprender. Quem viver verá!

    João Guilherme

    ResponderExcluir
  6. O Ratzinger, caminha em círculos. Ele sabe, mas não tem a coragem de entrar direto no assunto. Talvez, necessite mais tempo para liberar as boas novas já expostas há muito pelo Budismo, Hinduísmo e o Kardecismo.

    Bom, vamos dar o tempo que for necessário para o Ratzinger, finalmente expor as Boas Novas. Digo,

    Ação e Reação
    Causa e Efeito
    Carma e Reencarnação.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ravena,

    Parabéns pelo blog, não passo um dia sem visitar.

    Alguém me explica como fica a história que a igreja reza missas pelas almas do purgatório???? Diziam que quanto mais missas mandassem rezar pelos familiares mais depressa saiam!!!
    Em Portugal cada missa custa nalguns casos 10€!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Rave!
    Será que o sonho que tive, dá as primeiras mostras de que o Papa está aceitando dizer algo que até então falavam de forma metafórica com seus fiéis?
    A verdade está surgindo, muito bom o Papa começar a se despertar e observar que as pessoas de hoje, não são como as de 100 anos atrás.
    Não dá mais para ficarem presos a idéias anacrônicas, presos ao passado, pois precisa á Igreja se reciclar e se firmar a realidade de nosso tempo.
    Por isso perdem fiéis, para se dizer a verdade ela tem que ser de forma planejada para que o povo assimile novidades, muitas das quais escondidas há milênios.
    Mas este primeiro passo vindo do Papa aceitando a força da espiritualidade.
    Religião é um dógma puramente humano, espiritualidade não foi editada pelo homem e sim por uma Força Suprema que nos une a Ela.
    Parece-me meu sonho aos pouquinhos sendo revelado em coisas sutis como esta sobre o que é o verdadeiros Purgatório. Lembram de quando perguntávamos sobre o purgatório, diziam que após morrermos e conforme nossos atos aqui nesta vida, ficávamos lá a espera de um parecer para podermos ir para o céu e ou para o inferno.
    Já escutei isto de um padre de uma igreja próxima de onde eu morava aqui em Pinda, quando criança.
    É sinais dos tempos!
    Beijos Rave!

    ResponderExcluir
  9. É amiga,as coisas estao cada vez mais espantosas,e isso é so o começo de muitas vedades que estam por vir,um grande abraço,paraben s pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Daniel Simões, Jô flor, Garupa, Higher, João Guilherme, Daniel, Tharcon, Nova Era da Ufologia e Alma,

    Obrigada a todos pelos comentários e acredito que podemos aguardar por muitas surpresas na Igreja, afinal, a verdade não pode ficar escondida para todo o sempre e infelizmente se dará a conta gotas, vamos aguardar o desenrolar...

    E Alma, essa história de missas para almas no purgatório, um dia vai acabar, assim como a idéia de condenação eterna e nós vamos assistir as mudanças.


    Beijo grande no coração de todos

    ResponderExcluir
  11. É uma adaptabilidade impressionante... a Igreja romana nunca perece... ela se adapta a qualquer novo ambiente..... num mundo onde nada se cria... tudo se copia.,....

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".