20 fevereiro 2011

Corpos Celestes Enelin e 2000 PN9 que estão dando o que falar...

Cometa Elenin no centro

Há dois corpos celestes que estão dando o que falar na Internet. Existem sites que estão até anunciando o final do mundo e coisas do gênero.

O primeiro corpo celeste é o Asteroide 23187 (2000 PN9)l, o qual tem aproximadamente 2,7km de diâmetro e foi descoberto no ano 2000. Ele voltará a passar próximo da Terra em 10 março de 2011 e, poderá atingir magnitude 14. Contudo, não atingirá a Terra. Muitos sites estão erroneamente se referindo a este astro como um cometa, mas pelo que nos consta, não é um cometa e sim um asteróide. Está havendo uma confusão com o segundo corpo celeste que aparecerá mais para o meio do ano.

Este segundo corpo celeste, um cometa, foi descoberto em 12 de dezembro de 2010 por um observador russo, Leonid Elenin. O cometa iniciará sua visibilidade em julho de 2011 e atingirá magnitude de 3.5 em 4 de setembro, quando poderá ser observado durante o crepúsculo vespertino.

Ambos os corpos celestes passarão bem próximos da Terra, inclusive o Cometa Elenin passará no campo de visão do satélite SOHO entre os dias 12 e 15 de setembro. Porém, nesta data podem contar que a NASA irá cessar sua transmissão das imagens, como já o fez pelo menos duas outras vezes. Quando isto ocorreu há alguns anos, escrevi para a NASA pedindo explicações e eles alegaram que em ambos os casos houve falha no equipamento.

Muita coincidência, não? Bem na hora H, exatamente quando os cometas passavam pelo campo de visão do SOHO, o equipamento falhou. Não sei do que eles tinham medo.

http://ovnihoje.com/2011/02/dois-ovis-objetos-voadores-identificados-que-estao-dando-o-que-falar/


Qual é a diferença entre cometa e asteróide?

COMETA
É uma grande bola de gelo - formada pela junção de vários gases - que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de "sobra" do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. Este bloco gelado que você vê aqui é só uma minúscula parte de todo o cometa, é o seu núcleo sólido, que em geral tem uns 6 km de diâmetro

ASTERÓIDE
Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!

http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_287745.shtml

2 comentários:

  1. Sim Ravena esse asteróide vai passar o mais perto nessa data numa distância equivalete a 45x da distância entre Terra e a Lua. Ele tem aproximadamente 3km de diâmentro. E teve rumores na internet até dele de causar inversão dos polos, sem fundamentos, mas mesmo que esse asteróide passasse mais perto da Terra,ele não tem massa o suficiente para provocar esse efeito, ele apenas seria sugado pelo campo magnético da Terra e... mas para isso ele teria que passar bem perto mesmo, pois a influência do nosso campo magnético não vai muito além da lua

    ResponderExcluir
  2. Oi querida RAVENA, acompanho seu blog a pelo menos 8 meses inclusive o particulas da fonte entre outros.. sei que aqui não é o lugar para falar nem discutir, mas fiquei realmente chateado ao ver que hoje ao acessar todos os blogs do criador do particulas da fonte aparece a seguinte msg:

    O blog foi removido

    Desculpe, o blog em particulasdafonte.blogspot.com foi removido. Esse endereço não está disponível para novos blogs.



    o cerco esta se fechando.. a verdade dói por isto removem blogs bons como o seu e o dele, axo realmente triste perder um blog desta importancia, mas.. o caminho é este, sorte para os despertos, pena para os adormecidos, nosso papel agora é ajudar com o conhecimento que temos os outros..
    Pesso desculpas por mandar neste comentario mas nao tenho seu email para conversarmos melhor


    grato e um forte abraço no coração

    Guilherme

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".