12 março 2011

Explosão Solar em 12-03 - Classe M

Explosão Solar dia 12-03 classe M, proveniente da mancha 1166.


video



Fontes:
http://sohowww.nascom.nasa.gov/data/realtime-images.html
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/gev_20110312_0433.html
http://sohodata.nascom.nasa.gov/cgi-bin/data_query_search_url?Session=web&Resolution=2&Display=Images&NumImg=30&Types=instrument=LASCO:detector=C2

Explosão Solar

Também chamada de erupção, flare ou rajada, a explosão solar acontece quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, geralmente acima das manchas solares, é repentinamente liberada.

Os flares produzem forte emissão de radiação que se espalha por todo o espectro eletromagnético e se propaga desde a região das ondas de rádio até a região dos raios X e raios gama.

Como consequência das explosões solares temos as chamadas Ejeções de Massa Coronal ou CME, enormes bolhas de gás ionizado com mais 10 bilhões de toneladas, que são lançadas ao espaço a velocidades que superam facilmente a marca de um milhão de quilômetros por hora.


Classificação

Quando observadas dentro do espectro de raios-x, entre 1 e 8 Angstroms, os flares produzem um intenso brilho ou clarão e sua intensidade que permite classificar o fenômeno.

Os flares de Classe X são intensos e durante os eventos de maior atividade podem provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias. Em casos extremos podem causar colapso em sistemas de distribuição de energia elétrica, panes em satélites, destruir transformadores e circuitos eletrônicos.

As rajadas da Classe M são de tamanho médio e também causam blackouts de radiocomunicação que afetam diretamente as regiões polares. Tempestades menores muitas vezes seguem as rajadas de classe M.

Por fim existem as rajadas de Classe C, fracas e pouco perceptíveis aqui na Terra.

Fonte: http://www.apolo11.com

9 comentários:

  1. Parabéns Ravena

    Um blog de excelente nível.

    JG

    ResponderExcluir
  2. Raveeeena do Cééééu, eu não sei como que contatar pra falar que coisas que eu vejo na net então vo por coment aqui!
    Seguiiinte, olha esse site: http://kikaveloso.tumblr.com/
    Tem uma coisa muito sinistra a respeito do nº 11, sério mesmo é "coincidência" de mais! =O
    Eu fiquei até meio apavorada quando vi isso...
    Ah é, faz um post sobre isso se vc achar legal, e tem mais, eu não sei se eu tava meio que delirando mas hj a tarde quando acordei eu liguei a tv no jornal da globo, e tava mostrando um acidente que teve lá no Estados Unidos... eu vi um tipo de ônibus igual aquele da excurção que vc posto esses dias, pq tinha um busão com aqueles desenhos tombado lá no chão! =O
    Agora eu ñ sei se eu vi de mais, ou se o que eu vi era certo!
    Bjo Ravena! \õ/

    ResponderExcluir
  3. Áurea,
    O acidente foi esse
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/acidente-com-onibus-de-turismo-mata-13-em-nova-york.html

    E vou ler o link, obrigada!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Oh JG,

    Valeu! Ainda estou estudando suas indicações...complicado aquilo!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. -NOSSA O.O
    Boa tarde pessoal!!
    Eu nao costumo comentar mas eu vim aqui no blog agora justamente para fazer uma questao!!
    Sou de Sorocaba e ate umas horas atraz estava chovendo leve e parou! Estava a um tempinho observando o céu e o sol que é mt visivel daqui.
    Nao sei,mas notei o céu ,a atmosfera muito BRANCAS! achei mt estranho pq ta mt mt claro neste exato momento aqui! O céu esta um azul bem claro,branco e com mts nuvens! Nao sei se explicquei direito mas gostaria que alguem proximo ao estado de sp,nao sei, fizesse uma obeservaçao tbm!
    Pode nao ser nada mas vendo a noticia que Ravena postou achei mais estranho ainda!
    Obrigada por tudo pessoal,conhecer vcs foi uma das melhores coisas que nossa conteceu e estamos JUNTOS nessa *-*

    ResponderExcluir
  6. É Ravena, tá na hora de começar a pensar em reunir esse povo que te segue, e acredite, são muitos...Que tal uma palestra ''ao vivo'', sou de Natal-RN, e pegaria um avião para São Paulo com certeza, só para te ouvir.

    Obs: O Roberto21 é o nick que uso em todos os fóruns, blogs, e etc, mas a idade é 36 (rsss) 'só para nós dois ok''.

    ResponderExcluir
  7. Rave menina, sempre muito coerente nas investigações e nos iténs que destaca...continue firme...
    Menina esqueci de comentar com vc...desde 2009 que eu e alguns aqui do meu lado vem reparando no céu noturno...ele num é mais aquele céu negro e sim de um azul marinho que as vezes até esmaece um pouco...tipo céu de quando está chegando a hora do amanhecer...ok...e tive o prazer de estar com o Mozart Machado num fórum em Alto Paraíso de Goias...onde ele explicou detalhadamente a razão do céu estar ficando mais claro...é a proximaçã do planeta Terra com o cinturião de fotons...e ele disse que assim vai clareando mais e mais até a entrada no cinturião que deve ser no dito dezembro de 2012...bem foi só uma pequena colocação rapida...pois a materia é séria, extensa e apaixonante...mas o que conta é que foi lá que entendi o porque de estar vendo o nosso céu a mudar de cor...e vamos que vamos que muito mais veremos ainda...estamos juntos e que seja em boa sintonia e vibrações elevadas...beijocasssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberto21,

    Palestra? Teria que arrumar um clone! Por enquanto, você vai ter que se contentar com o blog! Rs...Mas, obrigada pelo carinho querido!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Léria,

    Existem muitos relatos de pessoas que estão vendo mudanças na cor do céu e no
    Sol, eu mesmo já reparei isso! Vamos ver se consigo mais informações a respeito.

    Abração e obrigada por comentar

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".