11 março 2011

Índice KP da atividade solar - Nível 6



O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.

Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.

O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.

Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.

Neste momento o índice KP está no nível 6, onde mais radiação ionizante atinge a Terra, devido as imensas erupções solares dos últimos dias. Mesmo não amparados por confirmações "oficiais" dos cientistas e pesquisadores, nós (os pesquisadores "oficiosos"), podemos observar a nítida relação entre a atividade solar e maior registro de terremotos e erupções de vulcões, sendo assim, a "interferência do Sol" não causa "danos" apenas nos equipamentos, mas na própria Terra. 

Os cientistas descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra, que é um escudo protetor criado pela magnetosfera que nos protege dos ventos solares. A atividade solar, aliada às condições atuais, favorecem essa imensa interferência do Sol. 

Podemos observar no site painel global, que bastou ocorrer a mudança do índice KP de 5 para 6 que terremotos de maior intensidade foram registrados. 

12/03 - Polinésia - 6,1 de magnitude - 01:19 UT
12/03 - Japão      - 6,0 de magnitude - 01:34 UT
E um muito forte 
12/03 - Japão  -  6,8 de magnituude  -  01:47 UT

Alguns mais entendidos no assunto afirmam que esses terremotos ainda no Japão, não são réplicas, mas novos terremotos. 


Pelo menos 159 registros de terremotos aconteceram dia 11/03. 

Mesmo sem especificação nenhuma a respeito dos terremotos e vulcões, para melhor entendimento, veja abaixo a tabela oficial dos índices e os efeitos associados:  


Ravena

Fontes de pesquisa:



13 comentários:

  1. Diga-se de passage, que os ditos buracos na camada magnética de Terra, mais especificamente no Atlântico Sul. Ou seja, toda a costa brasileira e a costa atlântica africana.....estas informações foram liberadas por astrofísicos suécos há um tempo atrás. Em outras palavras, o Brasil até o Polo Sul, e a África, são as regiões mais vuneráveis do planeta. Em breve teremos um verão bem quentinho. Haja, filtro solar......

    Obs. Um cientísta americano bem atrevido em suas teorias, comentou que com a aproximação de um suposto planet X ou Planeta Z, a temperatura da terra será tão alta, que nós humanos só poderemos sair as ruas somente a noite. E passe a mão no toco !kkkkk.......se a coisa continuar neste nível, iremos perder o sono.........isso que é um verdadeiro terrorismo......Realmente, não me lembro da vida ser tão interessante como hoje....é uma notícia atrás da outra....não há mais tempo nem para um coffee break. Parte da culpa é da Sra. Ravena.......kkkkkk.....é brincadeirinha, tá! Ravena, se tornou parte integrante de nossas vidas.....mais um Puxa-Saco na área....

    ResponderExcluir
  2. Ravena,e parece que o sol continua com suas explosões...
    dia 12:http://stereo.gsfc.nasa.gov/browse/2011/03/12/ahead_20110312_cor2_512.mpg
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Tharcon, justamente aqui, o último texto da Laura fala sobre isso também, vale a pena ler...

    Valeu querido!

    Abração



    Oi Regina,

    Vixi, e os especialistas estavam esperando calmaria...

    Valeu! Beijão

    ResponderExcluir
  4. CRUEL, CRUEL, CRUEL, CRUEL

    POR FAVOR QUERIDO, COLOCA O SEU COMENTÁRIO NOVAMENTE, PORQUE ENTROU COMO SPAM E EU APAGUEI SEM QUERER...JUSTO O SEU E COM UMA PERGUNTA TÃO BOA!! ME DESCULPA!

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  5. Olá Ravena, muito obrigado pelo texto, grande abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. É amiga Rave, estes ciêntistas estão mais perdidos que cegos em tiroteio.
    Percebi isto ontem o dia todo sintonizando rádios na faixa am e os entendidos dizem as mesmas coisas que sabemos de fato sobre tremores de terra.
    Mas podem até saber e abafam o que de fato está acontecendo e o que nós já estamos sabendo há muito tempo. O Sol está demais, está interferindo não só nas comunicações como em todo o sistema operacional do Planeta Terra. Isso sim!
    Até quando vão ficar tentando tapar o sol com a peneira?
    Tem que ocorrer explicações mais detalhadas como damos em nossos blogues sobre o que ocorre.
    Um dia antes do terretsunâme no Japão, eu e minha mãe estávamos observando o céu, algumas nuvens e entre elas um espetáculo de cores no fundo do azul celéste. Vão dizer, arco -íris, umidadeou cristais de gelo que com aluz solar criam estas cores. Pode até ser, mas nunca ví algo parecido, creio que alguma coisa mais intensa está vindo do sol e muitos não estão percebendo. Ou percebendo agora com terretsunâme e outras mudanças climáticas.
    A inventei esta forma abreviada de desginar Terremotos seguidos de Tisunâme.
    Beijos Rave!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ravena

    Cruel aqui! vou postar com minha conta no google


    Sobre esta teoria que relaciona indice KP vs terremotos:
    O sol deve ter sim suas influencias sobre o planeta, mas não é possivel ter apenas estes indices como referencia, analise estes dados referente ao sol e o terremoto de 2004 na indonesia:
    http://www.swpc.noaa.gov/ftpmenu/warehouse/2004/2004_plots.html
    O sol estava bem quietinho...
    Assim se basearmos esses indices como parametros não teriamos o terremoto, correto?
    E se pesquisar outras datas encontrara a mesma situação

    ResponderExcluir
  8. Ravena
    Não creio que os cientistas estejam escondendo dados... Eu tenho alguma intuição de que eles não sabem muita coisa sobre o Sol e etc... Então somos todos pesquisadores sobre o assunto. Só que publicamos sem a tradicional censura prévia, o que traz aspectos positivos (vencer preconceitos) e negativos (isso não é novidade!). Mas para fugir do controle da informação "itanimuli" não temos outra opção.
    É interessante notar que para Kp=>5 os animais migratórios já perdem o rumo. Lembram-se das sardinhas e outros no início do ano.
    Outro fator que temos que estar atentos é o nível de energia dos protons. (Veja o segundo gráfico abaixo das figuras no link: http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/
    Ele mostra a quantidade e a energia dos protons.
    Em posts anteriores, eu citei alguns trabalhos da área de medicina que correlacionam protons de alta energia com morte súbita (arritimia = problemas elétricos no coração), infartes, derrames e pasmem acidentes de trânsito (problemas elétricos no cérebro = distração?). Bem, esses eventos (mortes)estão relacionados com protons de alta energia - num dos trabalhos falam em protons de >90 MeV (leia-se: milhões de eletrons Volts). Desde agosto/2010, que tenho acompanhado, não vi nada similar como o que aconteceu nesta semana (confira no gráfico) prótons com >30 MeV (Eu sinceramente não consegui entender se eles vieram ou não na direção do do nosso planeta), ou seja está aumentando o nível de energia dos protons.
    Para finalizar, estive conversando com alguns físicos de uma renomada Universidade, e não foi possível saber se são os protons ou se são emanações eletromagneticas do Sol associadas às de protons que causam os efeitos sobre a vida. Por isso tenho olhado sempre os dois - em geral quando o Kp está meio elevado existem protons de alta energia. Usem a informação com sua intuição.
    Parabéns Ravena pela iniciativa.
    JG

    ResponderExcluir
  9. Oi Cruel (Ernesto),

    Eu concordo com você!
    Caso contrário, teríamos que supor, que todas as erupções solares causariam terremotos na Terra, o que não

    acontece. Eu acredito que uma série de fatores contribuem para certos episódios e a atividade solar, aliada

    à fatores externos contribuem ainda mais para a ocorrência de MAIS terremotos e erupções vulcânicas, que vem se intensificando nos últimos anos. Simplificando: "a culpa é do Sol" em relação ao aumento e intensidade!

    Estou analisando diversos gráficos, links e textos, preciso estudar mais para entender melhor como funciona a coisa toda. Obrigada pelo link e pela pergunta...espero que você e mais leitores estudem comigo! Várias cabeças pensam melhor que uma!

    Grande beijo pra ti

    ResponderExcluir
  10. Olá Ravena,

    Não poderia deixar de lhe parabenizar pelas postagens informativas destes últimos dias.
    Estou obtendo muito mais informações e me interando mais sobre tudo que está acontecendo com nosso planeta, através de seu espaço.
    Parabéns!
    Muita Luz e Paz em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Acolon,

    Prazer te ver por aqui!! Rs...
    Valeu pelo comentário, logo logo, vou trazer aquele vídeo maravilha para cá!

    Beijão





    Oi Dan,

    Pois é meu amigo, percebo a mesma coisa...os cientistas e pesquisadores estão muito perdidos, eles não sabem o que está realmente acontecendo e se prendem ao que aprenderam em suas respectivas faculdades. Sem mente aberta e vontade verdadeira de respostas, mesmo que essas coloquem abaixo tudo que aprenderam, é fator indispensável para ao menos tentar entender essa mudança na Terra.

    Valeu pelo sábio comentário!

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Rave,
    Pelo que senti hoje ao acordar, não sei se sonho ou intuição, mas espero que não ocorra o que intui.
    Mas teremos uma saraivada de transformações mais rápidas que deixarão muitos de boca aberta.
    Seria o que aconteceu no Japão, os pássaros que cairam no início do ano, sol, lua, ovnis,uma conjunção de fatores que estão avisando a humanidade.
    Pelo sonho que tive, um grande risco de fogo cruzará o céu e alguém me dizia, que não só sua luz, mas seu barulho seria ouvido pelos quatro cantos do mundo e será ensurdecedor.
    Depois este alguém disse que por mundos por onde passou, gelo, fogo, poeira e vento se levantaram e este astro é um envolucro de limpeza.
    Acordei, tenho sonhos, podem ser um sonho por conta dos eventos que temos acompanhado e nosso cérebro continua pensando nisto. Mas também não descartaria algo de premonitivo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dan,

    Seu sonho me fez pensar em outra coisa...a explosão na usina no Japão ou quem sabe, uma outra explosão, uma ensurdecedora nos próximos dias?
    Pensei nisso!
    Valeu por dividir seus sonhos aqui conosco!

    Beijão

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".