28 maio 2011

Sol - 16 Erupções Classe C e uma M dia 28-05-2011


Nos últimos dias do mês de maio, o Sol que estava tranquilo, resolveu acordar. Só hoje, dia 28, ocorreram 16 erupções solares classes C, para no final do dia eclodir uma classe M, proveniente da manha 1226. Nos próximos dias a região mais ativa (1226) se volta para a Terra.  
De olho no Astro Rei!

Ravena






Índice KP

O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.
Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.
O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.
Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.

Fluxo de Raio X
A linha vermelha exibida no gráfico mostra o Fluxo de Raios X registrado pelo satélite GOES-14 no comprimento de onda entre 1 e 8 angstrons. Dentro desta região do espectro, os flares solares produzem picos que permitem classificar a intensidade da tempestade solar.
Picos superiores a 10-5 já são considerados tempestades. Maiores que 10-4 são tempestades de classe X, bastante intensas.
Do lado direito do gráfico existe a correlação entre o fluxo de raios X e os flares solares. Flares de Classe X podem provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias.
As rajadas da Classe M são de tamanho médio e também causam blackouts de radiocomunicação que afetam diretamente as regiões polares. Rajadas de Classe C ou inferiores são fracas e pouco perceptíveis aqui na Terra. O gráfico é atualizado a cada 3 minutos.


Fontes de pesquisa:
http://www.spaceweather.com/archive.php?view=1&day=28&month=05&year=2011
http://www.apolo11.com/atividade_solar.php
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/gev_20110528_2144.html
http://sohodata.nascom.nasa.gov/cgi-bin/data_query_search_movie
http://www.tesis.lebedev.ru/en/sun_flares.html?m=5&d=28&y=2011





10 comentários:

  1. Bom dia.Mais uma erupção do sol,quase agora:
    http://www.apolo11.com/atividade_solar.php?disp=c2
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Astro Rei! Venha e cumpra seu papel nessa transição planetária emocionante! Viva a mudança! Viva a evolução!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. I offer to your attention a film about six priorities of the generalized instruments of management by countries and people of Earth.
    Six Principles of Global Manipulation
    Anti-Qur'an Strategy of the Bible Project Wheeler-Dealers

    ResponderExcluir
  4. Olá, saudações! adorei este post pela informação de como entender e interpretar os gráficos, as tabulações etc... facilita e ajudou muito para consultar site especializados no assunto. Como curiosidade e acredito, muito propício, no Youtube, há um post sobre uma interessante simulação da manifestação solar.

    http://www.youtube.com/watch?v=fMUHkz5nx8g&feature=relmfu

    Sabemos que o SOL é dinâmico e tem a sua vida, tal com tudo é no universo, nascer, viver e morrer (tri...!) porém, o "envelhecimento" do SOL simplesmente encerra a vida aqui no nosso planeta! por isto, é de maior importância posts como este aqui publicado no "evoluindo-sempre".

    É isso aí!

    ResponderExcluir
  5. I offer to your attention a film about six priorities of the generalized instruments of management by countries and people of Earth.
    Six Principles of Global Manipulation
    Anti-Qur'an Strategy of the Bible Project Wheeler-Dealers

    ResponderExcluir
  6. Ô Raveninha desculpe se fui intrometida, é que sempre postou que eu me lembre,todos,por isso o espanto!Por favor Ravena! Pelo amor dos meus cachorrinhos! rs..rs..rs.. me responda depois de perguntar 3 vezes,Ô parece Pedro negando lá no Clip da Gaga rs..rs... Vc recebeu ou não os PILARES PROFÉTICOS ??? RS...Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  7. Oi Ravena tudo bem?
    Gostaria de convida-la pra conhecer meu novo blog, e se sobrar um tempinho, poste um dia algo lá..deixei um usuário público para isso..
    abração

    ResponderExcluir
  8. ah, o link do blog é http://www.contracomunicacao.blogspot.com/
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Aviso aos navegantes: Houve uma Explosão Monstro recorde no Sol e, realmente poderá afetar a Terra nas próximas 24 horas........Verifique !!!!!

    http://www.universetoday.com/86356/monster-prominence-erupts-from-sun/

    ResponderExcluir
  10. Tharcon: realmente é impressionante! A Ravena já blogou este acontecimento, é incrível!

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".