22 agosto 2011

Termômetros registram queda de 23ºC na temperatura em Cuiabá

Na tarde desta sexta a temperatura chegou a 38ºC e neste sábado a 15ºC.

Segundo o Inmet, a friagem deve continuar nos próximos dias.

Os termômetros registraram uma queda de 23ºC nas últimas horas em Cuiabá. De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a friagem como é conhecida, vem da região do Paraguai e derruba a massa de ar quente e seco que predominava na região Centro-Oeste.

Na tarde desta sexta-feira (19) o 9º Distrito registrava a temperatura de 38ºC em Cuiabá. Já por volta das 9h30 [horário de MT] da manhã deste sábado, os termômetros marcavam 15ºC na capital cuiabana.

Ainda segundo o 9º Distrito, no domingo o declínio da temperatura continua, com máximas de 24ºC e mínima de 15ºC. Nas outras cidades de Mato Grosso o tempo também fica nublado com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.

Baixa umidade
A queda na temperatura chegou a Cuiabá depois de uma semana de muito calor, quando a temperatura chegou aos 40ºC e a umidade do ar chegou em nível de deserto em Cuiabá, entre 10% e 15%.

Fonte: G1

2 comentários:

  1. Imagina Ravena, é como dizem os meteorologistas:
    É nooormaaaal!
    rsrsrsrsrsrsrsrs

    Mas falando sério, este ano tivemos muitas variações abruptas, o clima tá extremo. Nosso medo é quando chegar o verão e as chuvas...
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ravena

    Acho que eu já peguei temperatura dessa ordem em Cuibá faz uns 30-35 anos. Sai de Cuiabá e quando cheguei em Campo Grande estava a 0 oC...
    Eu admita a glaciação como futuro provável. Li em algum lugar que começará a esfriar prá valer em 2014 durante 50 anos...
    Hoje estava com colegas discutindo o "crust displacement theory" que é citado no filme 2012! Na verdade sobre o aumento de vulcanismo e dos terremotos em função do efeito estufa e chegamos a conclusão qualitativa onceitos de baseado em conceitios de transmissão de calor (etc e tal) que os terremotos e vulcanismos podem ter sua correlação com o efeito estufa,porém,para determinar corretamente a dinâmica do processo, precisaríamos equacionar isso bem e simular os diferentes cenários...
    Uma das enciclopedias da Enciclopedia Britannica traz no tópico glaciação o aumento do teor de CO2 na atmosfera como uma das usas possíveis causas já conhecidas desde 195x.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".