09 setembro 2011

Blecaute atinge 2 milhões de pessoas nos EUA e México - Culpa do Sol?

Mais de 2 milhões de pessoas no sul da Califórnia, Arizona e México ficaram sem luz elétrica nesta quinta-feira (8) por um blecaute. As causas da falta de fornecimento ainda estão sendo investigadas.

A cidade mais afetada é San Diego, onde 1,4 milhão de usuários estão sem energia. A companhia energética San Diego Gas and Electric qualificou o incidente de "um blecaute importante", em comunicado publicado em seu site. A empresa ainda alerta que a situação pode prolongar-se até a manhã desta sexta-feira (9).

Em entrevista coletiva, o diretor de operações da companhia, Mike Niggli, descartou a hipótese de um atentado, mas ressaltou que a causa da avaria ainda é desconhecida. "Acho que é a primeira vez que cai todo o sistema", apontou Niggli.

A falta de energia atingiu também o sul do condado de Orange, ao norte de San Diego, além de pontos do noroeste mexicano e Baixa Califórnia, assim como no Arizona, onde a companhia elétrica acredita que tenha acontecido a avaria.

A empresa, através de Twitter, apontou a onda de calor, com temperaturas em torno dos 40 graus em alguns pontos, como um dos fatores causadores do blecaute, que começou por volta das 15h40 locais.

O aeroporto internacional de San Diego está funcionando com seus próprios geradores de eletricidade para atender os voos que estão aterrissando e foram suspensas as decolagens até o retorno da eletricidade. A falta de energia também deixou inoperante a rede de semáforos nas zonas urbanas.

Fonte G1

Inúmeras erupções solares com ejeção de massa coronal (CME) em direção à Terra ocorreram nos últimos dias, entre elas duas classe X em menos de 24 horas. O aumento acentuado tornou o Sol um radio transmissor. No dia 3 uma CME classe M3.2 que embora não estivesse diretamente voltada para a Terra, gerou alterações na atmosfera superior da Terra que alterou a propagação de sinais de rádio em toda a Europa, onde era meio-dia, no momento do flare.

Algumas pessoas relataram falta de energia constante, em alguns bairros de Natal-RN por exemplo, alguns bairros ficaram sem energia por 10 horas.


Enquanto especialista fingem não conhecer a causa das falhas, eu arrisco afirmar que "a culpa" é do Sol. 

Ravena 


2 comentários:

  1. Rave,
    Bom meu anjo?
    Eu tenho quase certeza que é a culpa do Sol, mas ao mesmo tempo ele não tem culpa, é o ciclo natural das coisas.
    O homem fez seus aparatos e sabem que não podem mais que uma furia solar.
    Vamos ver mais coisas a festa parece estar apenas começando
    Beijos Rave

    ResponderExcluir
  2. Bom, que sirva de alerta para o mundo, que possivelmente irá ocorrer em 2012.

    Os céticos e desavisados, sofrerão o impácto maior.

    Realmente, a minha intuição está me alertando para o que vem nos próximos meses. É sério!

    Tharcon

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".