26 outubro 2011

Aurora boreal é flagrada no sul dos EUA e surpreende especialistas

    Caçador de tormentas registrou as imagens no céu do Arkansas
    Foto: Brian Emfinger

Fenômeno não era visto na região há muitos anos, disse cientista da Nasa

Um fotógrafo americano caçador de tormentas capturou imagens de uma aurora boreal formada no céu do Arkansas, no sul dos Estados Unidos, ainda na noite de segunda-feira, mas as fotos foram divulgadas somente na terça.

Moradores de Kentucky e da Geórgia também relataram suas observações do espetáculo celeste a estações de televisão na terça-feira. Além disso, uma câmera automatizada da Nasa capturou 20 minutos do fenômeno em tons vermelho e verde na cidade de Huntsville, Alabama.

São acontecimentos muito raros. Não vemos esse fenômeno na região sul há muitos anos — surpreendeu-se o cientista da Nasa, Bill Cooke.

Diretores do Centro de Prognóstico de Clima Espacial também disseram que não esperavam o alcance do fenômeno até o Sul. O centro monitora as tempestades solares, as quais detonam as auroras boreais.

— O clímax da intensidade ocorreu quando estava escuro ou ao anoitecer nos Estados Unidos, combinado com o céu claro — explicou Bob Rutledge.

Uma aurora boreal se inicia quando uma tormenta solar causa ventos magnéticos. Eles se chocam com o campo magnético da Terra, comprimindo-o. O choque excita elétrons de oxigênio e nitrogênio. Quando esses elétrons diminuem de intensidade, emitem as cores vermelho e verde, disse Rutledge.


Fonte: Clicrbs.com



Leia também:


Coloração Avermelhada das Auroras Boreais Intriga Astrônomos

E principalmente os links sugeridos no post:


Nascer do Sol estranho

16 comentários:

  1. Vocês conhecem o Bashar?

    I love Bashar !!!
    2012
    Too Much!
    Bashar disse, tá dito.......

    http://www.youtube.com/watch?v=BHrS4GS5_Fo

    http://www.bashar.org/

    Tharcon

    ResponderExcluir
  2. hum já sonhei que o céu ficava assim mesmo rsrsrs só que era todo rsrsr mui lindão e fofys...fica o ar de mundo cor de rosa rsrsrsrs p/ fantasia é lindo rsrsrsrs abs lindos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ravena! tudo bem? incrível, não é? esta aparição da aurora boreal é uma das maiores evidências da enorme qtde de massa solar que o nosso Astro-Rei nos despejou e ainda nos despeja. A latitude Norte de Arkansas é equivalente à latitude Sul do Brasil, ao sul do RG, por ex, Jaguarão, Pelotas, na média. Esta comparação de latitudes nos serve para demonstrar que Arkansas não está em uma faixa de visualização das auroras boreais comumente como ocorrem nas latitudes acima de 60, países nórdicos, por ex. Nesta época, as Auroras, tanto as Austrais como as Boreais são comumente visíveis tanto no extremo Sul (Sul da Argentina) como no extremo Norte Norte (por ex., Finlândia, Groelândia, Alaska) mas regiões da latitude de Arkansas, só em filme de terror! *rs...
    Até +++! bjs e abs. RRBL

    ResponderExcluir
  4. dá uma lida ravena, bjos
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=rede-capitalista-domina-mundo&id=010150111022&ebol=sim

    ResponderExcluir
  5. Pois é, quando começarmos a vê-las por aqui no Brasil, para muitas pessoas poderá ser tarde demais. Não acordaram porque não quiseram.

    Eles sabem que há um poder em algum lugar, tão atento, tão completo, tão interligado, tão organizado,tão penetrante, tão sutil, que tem como melhor, não falar mais alto que sua própria respiração, quando falarem em condenação a ELE.

    " E para entender essas palavras, há de se entender o todo, especialmente o que está por vir.
    Ninguém, portanto, poderá dizer que eles nunca foram advertidos, somente que eles não ouviram"

    Esse poder não é este deus bíblico.

    ResponderExcluir
  6. Isso já não seria os efeitos de emanações da NEXUS?

    ResponderExcluir
  7. Note bem: "Fenômeno não era visto na região há muitos anos"
    Se fosse assim: Fenômeno jamais visto na região", aí sim, daria o que pensar.
    Não vamos viajar na batatinha

    ResponderExcluir
  8. acontece que ninguém aqui está falando que nunca aconteceu o que vem acontecendo. Estamos falando de uma coisa cíclica e que estão aos poucos se intensificando, apenas isto. Não estamos dizendo que o final está próximo, não nos referimos a nenhuma catástrofe, e sim apenas que estão acontecendo coisas hoje com maior frequência do que a tempos atrás. Podem ou não serem indicadores de alguma coisa, e com certeza é uma coisa nada comum.

    ResponderExcluir
  9. Não vamos não Anônimo, estou reunindo algumas informações a respeito para que possamos ver mais através desses fenômenos.

    ResponderExcluir
  10. Nunca ví deste jeito. Alguém já? Stereo Ahead HI2
    http://stereo.gsfc.nasa.gov/beacon/

    ResponderExcluir
  11. http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/solarcycle-primer.html

    DT

    ResponderExcluir
  12. Oi Yesum, tudo bem lindona?

    MENINA! O QUE É AQUILO?RS...

    Até hoje nunca vi uma imagem daquelas no HI2...estranha, parece que houve uma mega explosão solar...na imagem de 19:47 está claro e é possível ver um clarão vindo do Sol, na de 21:47 muito escuro, mas ainda possível ver o que parece uma explosão. Vou fuçar nas outras imagens do stereo e no soho, de acordo com o horário das últimas duas fotos do HI2, quem sabe existe alguma relação...Se encontrar algo, por favor, compartilhe conosco! Valeu!

    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Quando alguém se apresenta como anõnimo é porque não tem coragem de assumir o que diz.

    ResponderExcluir
  14. ..."não era visto HÁ MUITOS ANOS...Então eles tem
    a data do ANO que aconteceu,porque não colocou?
    Ainda mais que diz ser raro.O acontecimento da data anterior dizendo o que proporcionou o fenômeno pode elucidar melhor este de agora ,não corcordam?Essa Nasa e a NatGeo ultimamente não tá poupando ninguém,Já tamos batendo palma pra palhaço rir!!! O FILME TEMPESTADE MAGNÉTICA DÁ ENTÃO UMA RASTEIRA NA NASA!!!

    ResponderExcluir
  15. tempetade solar ou HAARP?????eis a questao!

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".