26 outubro 2011

Coloração Avermelhada das Auroras Boreais Intriga Astrônomos


Uma massa gigante de plasma, cuspida pelo sol na manhã de sábado, atingiu a Terra na tarde desta segunda-feira, causando um espetáculo de luzes coloridas, que raramente os observadores do céu puderam observar.

A ejeção de massa coronal (CME) atingiu o planeta, aproximadamente as 2:00 horas do dia 24 de outubro, informou o Spaceweather.com.

O impacto comprimiu fortemente o campo magnético da Terra. Além disso, atingiu satélites com fortes ventos solares e plasma e desencadeou uma intensa tempestade geomagnética. Segundo astrônomos estas foram as melhores luzes do norte já vistas desde 2004.

O Spaceweather.com relatou casos de avistamentos de auroras, que se estenderam através dos Estados Unidos, do Novo México e Califórnia para o Kansas, Iowa, Maryland e Nova York.

O evento atingiu o nível G1 na escala de clima espacial e tempestades geomagnéticas do NOAA, o menor nível em uma escala de cinco pontos. Quando tais tempestades atingem níveis G5, o NOAA adverte para observar problemas com a rede elétrica e problemas com naves espaciais e satélites.

Flutuações fracas na rede de alimentação elétrica podem ter ocorrido durante a noite como resultado da tempestade de nível G1 desta segunda-feira.

Observadores do céu no sul dos EUA, relataram terem visto visto uma cor vermelha incomum no céu, um evento raro e não totalmente entendido, que às vezes aparece durante as tempestades geomagnéticas intensas.

Fontes: Spaceweather.com e Fox News
Veja outras fotos AQUI


O índice Kp teve pico 7 em 24 de outubro, caindo para 6 e 5 no dia 25. 





2 comentários:

  1. Ravena um sinkhole em Recife: (igual ao Nelson Rubens, vejaaaaaaa! kkkkk)

    http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/10/26/buraco-abre-em-garagem-de-predio-no-recife-e-engole-tres-carros-306081.php

    Abração e obrigado pelo risos.

    ResponderExcluir
  2. E vão ficar sem entender...shuashuashuashuashua!!!

    Entregue!

    Abs

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".