30 outubro 2011

Cometa Elenin se foi e deve ser esquecido - Comunicado oficial da Nasa

O Elenin, um corpo entre 3 km e 5km de diâmetro, foi descoberto em dezembro de 2010 por Leonid Elenin, um observador de Lyubertsy, na Rússia. Desde então, passou a ser o centro de uma série de teorias sobre o fim do mundo.

Para tentar acalmar os ânimos, a NASA divulgou um comunicado esclarecendo que o corpo celeste não irá afetar, de forma alguma, a Terra – seja caindo aqui, seja “tapando o sol”. Isso porque, no dia 16 de outubro, quanto alcançou sua proximidade máxima do planeta, o Elenin estava muito longe - a 35 milhões de km de nós, ou uma distância de 90 vezes a da Terra à Lua.

Agora, a agência americana anuncia que o Elenin, ou C/2010 X1, foi destruído por sua aproximação com o Sol – um fato que ocorre para 2% dos novos cometas que passam perto do astro. Os cometas são compostos por gelo, rochas, poeira e compostos orgânicos, mas mesmo podendo ser muito grandes, ainda são estruturas frágeis que se partem com facilidade.

O Elenim se partiu em pequenos pedaços que devem seguir o caminho original do cometa, mas não devem cruzar com a Terra pelos próximos 12 milênios.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/cometa-elenin-e-destruido-e-acaba-com-rumor


Nota:
Será??


Via blog A Verdade Liberta


A notícia acima tem origem na matéria que foi publicada no dia 25 de outubro no site da Nasa: http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch/newsfeatures.cfm?release=2011-331, por Don Yeomans que entre muitas coisas disse:

" Eu não posso adivinhar por que esse cometa se tornou uma sensação tão grande na internet"

Clique no link para ler na íntegra a matéria, eu publiquei o comunicado do site stereo e estou publicando a versão oficial e final da Nasa em relação ao cometa. 

Quem acompanha o blog sabe o que eu penso: o "cometa" está co-relacionado com algo maior, se você ainda não conhece, visite o blog Mistérios de la Astrofísica, indicado por mim dezenas de vezes e descubra o porque.

Ravena

2 comentários:

  1. Ave, Ravena! Passaremos pelo rastro dELE entre os dias 01 e 03, segundo a animação do jpl. Se nenhuma chuvinha de meteoros nos atingir, para comprovação restarão os alinhamentos dos dias 11/11 e 23/11, com seus já esperados efeitos geológicos. É esperar pra ver. Wilson de Blumenau. Abraço

    ResponderExcluir
  2. É Wilson, é esperar para ver...Obrigada por comentar!

    Abração

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".