13 outubro 2011

El Hierro - O Magma Faz o Seu Caminho para o Mar

Confirmada a existência de dois pontos vertentes de magma – um a 1,6 Km e outro a 3,2 Km de La Restinga, destacando o aparecimento de dois focos de erupção. Estes pontos confirmam a existência de uma erupção vulcânica que está tomando caminho sobre o leito do mar a sudoeste de La Restinga, com duas aberturas localizadas a 750 e 200 metros de profundidade, que estão lançando magma.

O Diretor de Segurança e de Emergência das Ilhas Canárias, Juan Manuel Santana, confirmou às 19:00 horas desta quarta-feira em Valverde, que uma equipe de cientistas do Instituto Geográfico Nacional (IGN), viajaram da costa de La Restinga e encontraram a existência de dois pontos de magma a sudoeste de La Restinga, com um forte cheiro de enxofre. Junto com essas manchas foram encontradas populações de peixes mortos, disse Santana.

Além disso, Santana relatou que as pessoas retiradas de suas casas devem permanecer ainda fora de La Restinga. Para os técnicos, que analisam os dados, as próximas horas deverão ser de Alerta Vermelho para La Restinga e Amarelo para o resto da ilha.

Sobre uma possível erupção em terra (os dois focos foram detectados no mar), Juan Santana disse, "Nós apenas teremos que esperar pela análise científica dos dados coletados", acrescentou.

Fonte: Diário El Hierro
Leia a notícia em espanhol AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".