01 outubro 2011

Mar Azul Neon na Costa Californiana

Michael Dermyer com cinco anos de idade, filho de Colin assisem o brilho azul neon das ondas da maré vermelha na pra praia do luar Encinitas, Califórnia

Poderia ser o desenlace sombrio de um filme de ficção científica, como a silhueta de um homem solenemente assistindo a um mar brilhante, com uma criança no topo de seus ombros.

Mas isso não é trapaça de cinema - é um fenômeno natural causado por uma reação química chamada de bioluminescência, que acontece quando uma ocorrência natural de microrganismos na água é perturbado, causando uma reação química que emite luz.

A reação é semelhante ao 'brilho' de vaga-lumes que atraem presas ou companheiros. "Brilho" de muitos organismos submarinos, especialmente criaturas que vivem em profundidades onde a luz da superfície é menos provável de penetrar.

A visão fascinante foi capturado na praia do luar em Encinitas, Califórnia, ontem. O brilho noturno é um efeito colateral de floração de algas vermelhas, conhecido como maré vermelha, que pode transformar toda praia em escarlate durante o dia.

O cheiro decadente, causada pela decomposição de algas, plâncton e peixes muitas vezes acompanha o evento, como as algas vermelhas starves, o oxigênio da água e luz. À noite, há um aumento do plâncton microscópico chamado dynoflagellates, que brilham no escuro quando perturbado por correntes ou ondas.



Que liiiiiiindo!!


Ravena

3 comentários:

  1. Ravena, é lindo! Nosso planeta é lindo!!!
    Me corta o coração com que os homens fazem com ele,o homem não entende que depende da natureza para sobreviver, porque nós SOMOS natureza!
    Abços linda postagem.

    ResponderExcluir
  2. quem dera em Copa tivesse assim ..parece mesmo filme ou que coloram luzes purpurinadas no mar que coisa fofys e cheia de graça rsrsr abs marítimos

    ResponderExcluir
  3. Lindo???

    Isso é nojento. Um exemplo claro de desequilibrio ambiental.

    Não é a toa que a população marinha está decaindo de forma assustadora.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".