15 outubro 2011

Resíduos gerados pela atividade vulcânica submarina na Ilha de El Hierro se estende por kilometros

O Centro Técnico de Pesquisa Científica (CSIC) Ramon Ortiz disse em Valverde nesta quinta-feira que o que está acontecendo no mar de La Restinga é que "há uma lacuna de vários quilômetros de magma surgindo de um lado ou do outro ".

Sobre as novas manchas que apareceram no mar, Ortiz disse que "durante a tarde de quinta tem aparecido mais e mais perto da costa de La Restinga e estão associados com a saída de magma de outras partes da fissura que está ha dias aberta ".

Cientista da CSIC disse que não descarta nenhuma possibilidade quanto ao que poderia acontecer no futuro, mas previu três cenários possíveis:

"que explodiu no litoral, no interior da ilha ou em águas profundas", disse ele que "se você entrar em águas mais profundas não vai ver nada, e que além dos 500 m de profundidade a pressão da água impede a liberação." Na momento em que o magma subir mais, com apenas 40 ou 60 metros acima da água seria o momento mais perigoso no qual já daria muitas explosões ", disse o cientista.

Processo estável

Por seu turno, o Ministério da Segurança e Emergência do Governo das Ilhas Canárias, disse que a situação em El Hierro processo eruptivo é estável apesar da vigilância contínua, pois pode haver mudanças em sua evolução.

O Diretor Geral da Emergência e Segurança das Ilhas Canárias, Juan Manuel Santana, disse que nesta situação e porque continua o mesmo nível de risco "permanecem as mesmas proteções para as pessoas diante da situação atual. "


A grande mancha azul e outros resíduos gerados pela atividade vulcânica submarina na Ilha de El Hierro se estende por kilometros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".