09 novembro 2011

A luta diária das viúvas da guerra do Iraque

Dakhil disse que os militantes decapitaram seu marido, junto com seu irmão e sobrinho, enquanto viajavam para vender um carro e comprar outro na província de Diyala, um centro de conflitos étnicos e sectários a leste de Bagdá.

"Quando meu marido foi morto em 2006, meu filho mais novo, Ridha, era apenas uma criança", disse Dakhil, enxugando as lágrimas com seu abaya, como Ridha ficou ao seu lado.

Como o Iraque emerge de quase nove anos do que muitos aqui pensam como uma ocupação pelas forças dos EUA, e as décadas do reinado de Saddam, antes, que enfrenta uma difícil batalha para ajudar os pobres, os feridos, a viúva e outros marcados por guerras anteriores. 

"Eu gostaria que a guerra nunca tivesse acontecido e meu marido ainda estivesse vivo. Qual a culpa dele? Qual a  culpa das pessoas inocentes?" disse Dakhil, que está criando quatro meninos e uma menina.

Ministro dos Assuntos das Mulheres Ibtihal Gasid al-Zaidi estimativa que pode haver 2.000.000 chefes de família mulheres no Iraque, a maioria delas viúvas da invasão de 2003 liderada pelos EUA...

Um dos cerca de 2 milhões de mulheres que são chefes de família primária no Iraque, Dakhil é apenas um rosto da crise humanitária deixado para trás como as forças dos EUA se retirarem do Iraque quase nove anos depois de derrubarem o ditador Saddam Hussein.


É a mesma coisa no Afeganistão e o provável futuro da Líbia, agora dominados por algo muito pior que a ditadura de kadafi. Será que a humanidade permitirá que o mesmo ocorra na Síria e no Irã? É provável, já que os protestos pelo mundo giram em torno dos assuntos econômicos e não realmente humanitários. 

Ravena

Um comentário:

  1. O Iraque, sofreu um dos maiores massacres da história da humanidade. Mais de 1 Milhão de mortos. 150 Mil crianças mutiladas. 500 Mil crianças ficaram loucas por causa das explosões e verem suas famílias dilaceradas e banhadas em sangue. Pior, tudo pelo petróleo. Então dirão que é o carma e fica tudo resolvido e os americanos felizes com o petróleo.

    Os religiosos dirão: Deixe nas mãos de Deus....

    Deus ! É um Mito. Se existisse seria um Grandessíssimo Divino Sádico.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".