08 novembro 2011

O grande evento solar de 2003 - Halloween Storm


No final de outubro e começo de novembro de 2003, o sol passou por um momento de grande atividade, com uma seqüência de explosões. Entre essas explosões solares, destaca-se o fortíssimo pico no fluxo de RaiosX classe X17, diretamente na direção da terra e a excepcional classe X28.

Video Lasco C2,C3, EIT/195: http://www.youtube.com/watch?v=NwHdQz19mB4


A série explosiva do sol ocorreu entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro, com vários picos de classe X. Devido ao dia das bruxas, este evento foi nomeado de Halloween Storm.

Em 28 de outubro ocorreu uma explosão quase no meio do sol, com o nível de Raios-X chegando a classe X17, que ejetou bem na direção da terra uma quantidade enorme de partículas carregadas. Imediatamente, o choque dessas partículas na lente do SOHO, deixou as imagens LASCO C2 e C3 quase brancas, como pode ser observado nos videos.


A forte EMC se deslocou na direção da terra em grande velocidade. Considerando que ela chegou na terra em aproximadamente 20 horas, a velocidade pode ter facilmente passado dos 2000km/s. No primeiro impacto das partículas no nosso campo magnético, o índice KP foi a 9 e a tempestade geomagnética durou 60 horas.

Auroras Boreais foram facilmente visualizadas até no sul da Flórida. Vale lembrar que no evento Carrington em 1859, Auroras foram vistas até em Cuba.

E no dia 4 de novembro ocorre a surpreendente explosão solar de classe X28, maior valor já registrado desde o inicio das medições na década de 70.


Na realidade, X28 foi o valor máximo que conseguiram identificar, segundo a NASA. Foi tão intensa que os satélites que deveriam realizar a medição, “cegaram” por alguns minutos, não conseguindo registrar um valor maior. Os cientistas chegaram a discutir a possibilidade do nível de RaioX ter chegado a classe X40.

Ainda bem que essa explosão ocorreu quase na lateral do sol, diminuindo o impacto de partículas na direção da terra.

O resultado deste evento foi de aproximadamente 28 satélites danificados, sendo 2 com perda total, além de uma sonda danificada na orbita de Marte, um apagão na Suécia entre outros efeitos.

A energia liberada pelas explosões foi sendo registrada por sondas na orbita de vários planetas, até pela Voyager, na orbita de Plutão.

Esse texto é apenas para mostrar eventos extremos produzidos pelo sol e que muitos não conhecem. E com a aproximação do máximo solar, aumentam as chances de observamos acontecimentos um pouco parecidos.


Fontes disponíveis na internet:

Fonte: Apolo 11

Agradecimentos a Luisa pelo envio do link.
Ravena



7 comentários:

  1. Olá Ravena,

    De acordo com Anthony Sanchez e seus contatos "ultra-secretos", afirmam que com apoio (manipulação) de grupos de extraterrestres, a China estaria preparando algo bem grande contra o resto do planeta.
    Mais uma conspiração ?

    http://projectcamelotproductions.com/interviews/anthony_sanchez/anthony_sanchez.html

    Tharcon

    ResponderExcluir
  2. Boatos boatos e mais boatos, nunca acontece nada! Quero ver é o circo pegar fogo! Cadê que pega?

    ResponderExcluir
  3. Esse é o "problema". Acompanhamos as noticias e ficamos tensos com as possibilidades reais que se apresentam. Só que nada acontece, aí desperdiçamos energia ficando preocupados. Como já disse várias outras vezes, são os sinais visíveis que me deixam tenso. Encaro a possibilidade de um grande crescimento da humanidade (mankind 2.0), com ou sem os desastres, mega explosões solares, terremotos, tsunamis, deslocamentos da crosta, inversão de polos e etc. Estamos vendo os sinais claros de que isso não é só conspiração. Vemos claramente também a concretização de uma agenda secular, para a implantação de uma Nova Ordem. Podem as duas coisas não acontecerem e esses sinais não passarem de marolinhas, como disse nosso ex-presidente? Pode! Também encaro essa possibilidade, porém dentro de mim algo pede por mudanças. É um desânimo profundo com este mundo e, principalmente, com a falta de aprofundamento das pessoas. Caso nada disso aconteça, porém, ficarei muito mais cético. Hoje sou alguém que analisa a possibilidade através da logica que o argumento possui. Não sei se vocês também passam por isso, mas as vezes todos a minha volta ficam achando que eu quero que o mundo acabe, que aconteçam coisas ruins, e etc. Então, no fim, é difícil achar alguém com quem se possa conversar sobre estes assuntos. O problema é que esta "forma" de pensar permeia todo o resto. É a dificuldade que se tem em nadar contra a correnteza. Veremos o que acontece por esses dias.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ravena, td bem com Vc? será que este evento tem alguma ligação com o teu post da dt de 02 Novembro 2009 "CORPO CELESTE QUASE COLIDI COM O SOL"? bjs e abs, RRBL.

    ResponderExcluir
  5. USA desMENTE sobre UFOs

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111108_eua_ets_pu.shtml

    ARMANDOFONTE

    ResponderExcluir
  6. Legendário, falou tudo que eu queria dizer, concordo plenamente contigo cara. Você é um dos meus! Se quiser trocar ideia é só mandar notícia. Flw

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".