21 novembro 2011

Tempestade em Saturno Bate Recorde


Tempestades em Saturno fazem tempestades terrestres se tornarem insignificantes. A tempestade que ocorre no hemisfério norte de Saturno já é recordista, mesmo para os padrões do gigante gasoso.

A tempestade, mostrada aqui, nesta foto espetacular, obtida pela sonda Cassini da NASA, já dura 200 dias consecutivos. A tempestade circunda o planeta, e quebra um recorde estabelecido por uma tempestade que atingiu Saturno em 1903, durante cinco meses. Assim como Júpiter, Saturno é composto principalmente de hidrogênio e hélio. Seu volume é 755 vezes maior que o da Terra.

Ventos na alta atmosfera atingem 467,68 metros por segundo na região equatorial, em comparação, ao mais forte furacão da Terra (catergoria F5), superior 18,29 metros por segundo. Estes ventos super rápidos, combinados com o calor gerado dentro do interior do planeta, formam as bandas de amarelo e ouro visível na atmosfera do planeta.

A sonda Cassini, em órbita de Saturno desde 2004, continua a explorar o planeta e suas luas, anéis e magnetosfera. Em julho de 2009, a Cassini já havia retornado para Terra mais de 200.000 imagens. A imagem da tempestade acima, é um mosaico de fotografias Cassini, com correção de cores para fazer a tempestade mais visível.

Fonte: Daily Mail – UK
Link da notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2011/11/tempestade-em-saturno-ja-esta-durando.html#ixzz1eMi8f73d



A tempestade monstro, que se estendia de norte a sul de aproximadamente 9.000 milhas (15.000 km), é de longe a maior vista em Saturno nas últimas duas décadas. Continue lendo no link abaixo: 


Mas a própria Nasa jura que não está acontecendo nada de estranho ou anomalias nos "planetas vizinhos". Deve ser o falso aquecimento global produzido pelos humanos chegando até Urano, Saturno...

Ravena

3 comentários:

  1. É lá o negócio tá mais violento que aqui. risos
    E as mudanças climáticas são do tamanho dos mesmos.
    Mas sempre para a NADA, desculpe-me a Nasa NADA está acontecendo e como bem dissera, pode ser o efeito estufa na Terra que extrapolou os limites da ionosfera e já ocupa todo o sistema solar.
    Bjs Rave

    ResponderExcluir
  2. Li no artigo do Scribd sobre a inclinação de 90° de Saturno. Os programas estelares e imagens de satélite mostram que as imagens atuais não batem com as antigas (do semestre passado pra trás). Alguém que tenha algum desse programas pode confirmar?

    ResponderExcluir
  3. Ok. No que isso afeta a nossa vida aqui na Terra?

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".