22 dezembro 2011

O surpreendente Cometa Lovejoy


A previsão indicava que o cometa Lovejoy teria o mesmo destino dos outros cometas que foram em direção ao Sol, desintegraria, mas não foi isso que aconteceu. Mesmo muito próximo do Sol, não se desintegrou por completo. O objeto tangenciou a borda do disco solar e surgiu do outro lado do astro, sem produzir qualquer efeito explosivo.

Não se sabe ao certo quanto de material restou do núcleo cometário, inicialmente estimado em 200 metros de diâmetro.

"É absolutamente espantoso", disse o astrofísico Karl Battams do Laboratório de Pesquisa Naval, dos EUA. "Jamais pensei que o núcleo gelado desse cometa era grande o suficiente para resistir por algumas horas ao mergulho na corona solar de milhões de graus, mas Lovejoy resistiu".

O evento foi tão surpreendente que uma verdadeira armada de satélites de observação solar foi colocada a postos para estudar o fenômeno, considerado por muitos especialistas como impossível.

Nas imagens do telescópio espacial SDO, Observatório da Dinâmica Solar (segundo vídeo abaixo), a cauda de Lovejoy se contorce freneticamente enquanto o objeto mergulha na tórrida atmosfera do Sol a apenas 120 mil km acima da superfície. Não se sabe ao certo o motivo desse movimento, mas é bem possível que Lovejoy tenha sido golpeado por fluxos de plasma percorrendo a corona. Outra possibilidade é que a dança da cauda seja efeito dos intensos loops eletromagnéticos que permeiam a alta atmosfera da estrela.


"Isso tudo é muito novo para nós", disse Battams. "As imagens do SDO nos darão as primeiras impressões sobre a dinâmica do movimento dos cometas no interior da atmosfera solar e como ambos interagem. Isso é pesquisa de ponta", destacou o cientista.

O fato de resistir ao periélio, momento da maior aproximação com o Sol, fez os pesquisadores questionarem o verdadeiro tamanho de Lovejoy, estimado inicialmente em 200 metros de diâmetro. "Suponho que Lovejoy tinha pelo menos 500 metros, do contrário isso seria praticamente impossível", disse o astrofísico Matthew Knight.

Três dias depois de dar um verdadeiro show no espaço ao resistir a milhões de graus durante encontro com o Sol, o cometa C/2011 W3 Lovejoy já apresenta sinais de visibilidade e as primeiras fotos por astrônomos amadores mostram uma exuberante cauda ionizada ainda próxima ao disco solar.

Imagem feita por por astrônomos amadores na Austrália 

Não é uma imagem maravilhosa, como aquelas registradas na Austrália sob condições excelentes de visibilidade, mas a cauda é perfeitamente visível do lado direito da cena, captada a partir do bairro de Vila Mariana, em São Paulo.



Fontes:


O vídeos do cometa:



6 comentários:

  1. Fabuloso não Rave?
    Este é mais poderoso que o Elenento.
    E não deram tanta ênfase neste cometa. O Elenento tinha algo a ser incutido nele para que se fosse desviadas as atenções para outros planejamentos da ELite global.
    Rave procure assistir ao Depois não diga que não te avisei: é mais ou menos isso.hahaha do André Luiz, eu postei no UND uns 3 dias atrás e tb no EC e a Regina postou outro dele ontem no EC. Ele fala de muitas coisas que vc tambpem postou aqui durante este ano.
    Uma dica meu anjo.
    Fique em paz.

    ResponderExcluir
  2. Ravena, isso prova aos cientistas e Céticos que no universo tudo é possivel. nada é uma Verdade Absoluta

    ResponderExcluir
  3. Oi Ravena,
    muito interessante o tema do cometa Lovejoy, tenho o presentimento que detrás dele vem muitos mais. Aqui na ilha da Madeira, Portugal, o céu anda dando sinais, há umas semanas para cá que as nuvens tem o formato de ondas gigante. Na noite passada tive um sonho estranho, sonhei que os primogênitos de cada casal morriam de causas inexplicáveis, como os milhares de passaros que apareceram mortos no 1º do ano de 2011. Foi um sonho estranho, ñ sei se é uma premonição, aviso ou se foi simplesmente um sonho, porém sei que ñ existe coincidências, tudo tem um motivo.
    Aproveito a ocasião para desejar Um Feliz Natal e Um Feliz Ano Novo para todos.
    Muita Paz e Alegria.

    ResponderExcluir
  4. Aloisio R. A. Junior23 de dezembro de 2011 19:56

    Fantástico!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ravena, muito bom o blog, venho aprendendo muito com ele, ate passei a ver a vida de um jeito diferente, sinto a aceleração do tempo e percebo que muita gente do meu convívio diz - Nossa o tempo ta passando rápido, a semana voou.
    Em relação ao Sol tem um filme chamado Presságio, que fala dos irmãos do céus, da explosão do Solar enfim vale a pena ver.

    ResponderExcluir
  6. Ravena , tenho saudades suas amiga, que é feito de você?
    Você é muito importante para todos nós aqui!

    Abração e muito amor!

    Manuela

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".