09 março 2012

Bombardeio solar não para e castiga ainda mais a Terra nesta sexta-feira


Ontem foi amplamente divulgado que a CME produziu poucos efeitos sobre a Terra, mas as coisas mudaram. Uma poderosa carga de partículas carregadas está bombardeando a atmosfera terrestre desde as primeiras horas dessa sexta-feira, com potencial suficiente para provocar blecautes de radiopropagação e intermitências em equipamentos elétricos. A intensidade é maior que a observada ontem e que produziu auroras no hemisfério norte.

Desde as primeiras horas de sexta-feira, magnetômetros instalados na Universidade do Alasca, no círculo polar Ártico, estão registrando fortes desvios no campo magnético da Terra. Entre às 0600 BRT e 09h00 BRT, anomalias de até 600 nT (nanoteslas) foram registradas na componente vertical do campo magnético, provocando uma espécie de compressão nas linhas do fluxo magnético.

Às 00h13 BRT, um desvio de 500 nT foi registrado na componente H do campo magnético. Normalmente, anomalias fortes nessa componente causam desvios significativos em bússolas localizadas nas latitudes acima de 50 graus norte, mas que podem ser notados também em latitudes inferiores.



Como consequência do bombardeio dessa sexta-feira, o índice KP que mede a instabilidade na ionosfera saltou de KP-4 registrado às 21h00 BRT de quinta-feira para KP-7, às 09h00 BRT de sexta-feira. Países localizados na faixa do círculo polar ártico podem estar experimentando auroras mais intensas que as do dia anterior. Os valores KP deverão baixar ao longo do dia, à medida que o nível de ionização da ionosfera diminui.


O origem de todas as tormentas geomagnéticas observadas é a mancha solar 1429, que há 3 dias tem provocado fortes ejeções de massa coronal (CME) que estão arremessando bilhões de toneladas de gás ionizado em direção à Terra.

Os meteorologistas do clima espacial do NOAA estimam uma chance de 40% de um alargamento de plasma solar Classe X a partir de hoje, da grande mancha solar 1429. A mancha solar esta quase de frente para a Terra, portanto, as erupções devem ser geoefetivas.

E a mancha continua a crescer, está agora mais de 7 vezes maior que a Terra, o que a torna um alvo fácil para os telescópios de quintal. Veja na foto:


A mancha gigante desencadeou quatro explosões fortes desde que surgiu em 02 de março, incluindo a erupção X5 de 07 de março.

Veja que lindo o vídeo que me enviaram das auroras de ontem:



Os índices de atividade sísmica estão como sempre gradualmente aumentando. No dia 06 ocorreram 26, dia 07 foram 29 e dia 08 ocorreram 36. Hoje o jornal pernambuco.com, informou a ocorrência de um terremoto de 7,1 graus de magnitude que afetou nesta sexta-feira o Pacífico Sul, perto de Vanuatu e das ilhas Lealdade e Nova Caledônia, mas o painel global e o site USGS registram 6.7 de magnitude. 

Até o momento, 6 erupções solares aconteceram hoje, uma delas classe M6.3 proveniente da grande mancha. O fim de semana promete ser de tempestades magnéticas e solares.  Vamos acompanhar a atividade sísmica e vulcânica.

Ravena

8 comentários:

  1. Olá Ravena,
    Post interessante, parabéns. Hoje estou com muita mas muita dor de cabeça e me sentindo estranha não sei ao certo se ter a ver com esse bombardeio.

    Gostaria que visse um vídeo do viral Kony 2012 que em 4 dias mais de 50 milhões de pessoas já viram.
    Fala sobre Joseph Kony, considerado o maior assassino do mundo que estupra, mata e faz das crianças da Uganda parte de ser exército. O vídeo é muito bem feito e aparentemente é para uma boa causa, PORÉM, tem rumores na internet que seria uma fraude e que algumas pessoas especulam que existiria interesses da CIA por trás disso tudo que é para criar apoio popular para uma intervenção militar americana na África.
    O Obama enviou tropa para reconhecimento da zona...na ultima eleição ele ganhou pelas redes sociais , será que ele está usando da mesma tecnica para ganhar apoio para uma nova guerra?
    EIS A QUESTÃO

    vídeo oficial - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y4MnpzG5Sqc

    e tem ele legendado tbm -
    http://www.youtube.com/watch?v=LE_DgntYbpw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica do vídeo, não conhecia e chorei horrores...vai de encontro ao que sempre escrevo aqui no blog. Vou postar com certeza, sinceramente não dou a mínima se é ou não uma fraude ou serve apenas para ajudar nas eleições ou uma ocupação na África, as pessoas precisam ver o que eles não mostram...é muito fácil falar do Iraque, da Líbia, da Síria, do Irã, acontecem coisas ruins nesses países como acontece aqui no Brasil (morre mais gente aqui por causa da violência do que nos protestos da "primavera árabe") mas o que acontece em algumas regiões da África é verdadeiramente um crime contra a humanidade e se as pessoas não sabem, ficam feito idiotas acreditando que o trabalho da CIA que está sendo realizado nos países do Oriente Médio é trabalho humanitário, quando simplesmente se trata de mais controle e interesses financeiros. Bin Laden, Busch ou Obama são meninos levados perto desse Joseph Kony e ninguém faz nada? É preciso mudar isso, ainda dá tempo.

      Valeu!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Rave,
    Que calor aqui.afff]risos
    Ótima postagem Rave, gostei e mostra que o Sol está começando a ficar mais nervoso a cada dia e imagine quando for o pico disto tudo. Já pensou?
    Lindas imagens das auroras boreais. Ninguém fala das austrais.
    E os tremores vem de carteirinha. Será que os golfinhos por serem sensíveis Rave, não pressentem algo vindo do Sol em vez de ser basicamente da Terra as anomalias em curso?
    Me veio isso a cabeça. humm
    Bem pode ser tudo um pouco.
    É interessante esta questão que o anônimo levantou sobre o Exército de crianças liderados por este Mr.Kony em Uganda-África central.
    Desde os anos 90 que se fala sobre este Exército do Senhor em Uganda, e vem havendo um incremento de ações em Uganda para supostamente combatê-los. Mas desconfio que esta guerrilha atende a interesses mais amplos dos EUA ou digo dos senhores do mundo perante a África.
    É um ponta pé inicial para qualquer outro desempenho das grandes potências para interesses futuros nas terras africanas. Vamos acompanhando.
    Bjs Rave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei Dan, mas isso precisa ter fim, sempre dou exemplos como os da África porque é um local esquecido, diiiistante...parece que está em outro planeta. De algum lugar tem que começar.

      E o Sol tá rasgando tudo e os bichos sentem...vamos esperar que pelo jeito a semana do dia 11 promete...

      Beijo querido

      Excluir
    2. É verdade Rave, de qualquer modo está situação tem que ter fim e a África precisa ser reinserida verdadeiramente no contexto global.
      Muito bom Rave,
      Meu anjo bateu me sono. Amanhã volto>
      Beijos

      Excluir
  3. A primeira imagem da aurora boreal tem o formato de um anjo,observe!

    ResponderExcluir
  4. Ravena,

    Veja que imagem interessante no segundo 00:11 deste vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=XN8us4kyGhA&list=LLuyLi1il5xnx0ZzFRtkKorQ&feature=mh_lolz

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Nossa por isso que o Sol ontem estava avermelhado e estranho.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".