12 julho 2012

Atividade Solar - Erupção Solar classe X1 em direção à Terra

AR1520 uma das maiores manchas solares que se formou no sol em anos com mais de 200.000 mil km, está de frente para a Terra e desencadeou hoje 12 de julho um surto classe X1, a CME vem em direção a Terra e de acordo com uma previsão dos analistas do Laboratório de Clima Espacial Goddard, deve chegar em 14 de julho e e pode provocar fortes tempestades geomagnéticas.

Subita perturbação ionosférica, que atrapalham a propogação normal de sinais de rádio em todo planeta, foram registradas nas Estações de monitoramento da Noruega, Irlanda e Itália.

Os prótons solares acelerados pela explosão pulam ao redor da Terra, uma tempestade de radiação S1 está em andamento, que de acordo com a NOAA não representa uma ameaça séria para satélites e astronautas, mas isso pode mudar se a tempestade se intensificar.

A intensa atividade solar começou no dia 2 de julho, no dia 6 também ocorreu uma erupção classe X, proveniente da mancha 1515. 

Infelizmente não consegui imagens melhores da explosão, porque no site da soho as imagens pulam de 17:12 para 22:42, só pra variar...

Ravena







Fonte das informações:
http://www.spaceweather.com/
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/gev_20120712_1537.html

3 comentários:

  1. Você ja assistiu o filme Presagio,aconteceu a mesma coisa,só que dai o Mundo acaba ;s
    Só que no filme algumas crianças foram salvas por Aliens..
    Mas que da um certo medo dessas erupções solares da ;/

    ResponderExcluir
  2. Que bom, ta fazendo um frio danado aqui no sul.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".