03 agosto 2012

Olimpíada de Londres dará prejuízo

A Olimpíada de Londres deverá dar prejuízo: foi esta a conclusão a que os peritos chegaram ao comparar os enormes gastos dos organizadores com o reduzido número de turistas que vieram de visita à capital britânica, três vezes menos que o esperado.

Segundo uma avaliação prévia dos organizadores, na primeira semana dos Jogos Olímpicos deveriam ter chegado a Londres cerca de 300 mil turistas. Na realidade, só chegaram 100 mil. Tendo em conta a especificidade e extensão do torneio, a situação pode melhorar nos próximos dias. Mesmo assim, já se percebeu que as receitas não serão suficientes para cobrir as despesas, conforme diz o diretor do grupo de empresas ALOP, Serguei Khestanov:

"Os organizadores da Olimpíada de Londres contavam ganhar cerca de 10 bilhões de libras esterlinas. No entanto, a realidade mostra que não se conseguirá obter nem sequer uma décima parte deste valor. A razão de tão lamentável resultado tem a ver em parte com o fato de o montante de despesas ter derrapado e atingido quase dez vezes mais o previsto, tendo em conta os gastos indiretos no desenvolvimento das infraestruturas e aumento da segurança. Muito provavelmente, os prejuízos serão assumidos pelo Estado. Tal como mostrou a experiência dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Olimpíada, em vez de permitir gerar receitas, se transforma a pouco e pouco em uma iniciativa cujo único resultado positivo é o aumento do prestígio do país". (obs: Olimpíadas 2016 será no Brasil)

Tendo feito pronósticos bastante otimistas antes do início da Olimpíada, os organizadores não tiveram em conta a especificidade deste evento. Se trata de um torneio prolongado, onde dezenas de competições decorrem ao mesmo tempo. Para não ter que escolher entre as várias hipóteses, muitos optaram por ficar em casa e usufruir de todas as facilidades das transmissões televisivas, já que estas permitem acompanhar simultaneamente logo diversas competições.

Um outro fator não menos importante é o fato de Londres ser uma das cidades mais caras do mundo. Na altura da Olimpíada, os preços nos hotéis, cafés, bem como dos bilhetes de avião aumentaram drasticamente, tal como já era esperado. Tal afugentou aqueles turistas que não se interessam especialmente por desporto, uma vez que as despesas de alojamento e alimentação cresceram.

Os mais insatisfeitos com a Olimpíada são os banqueiros. Eles não se preocupam muito com a retórica política, nem com considerações de prestígio, mas simplesmente com o dinheiro ganho ou que ficou por ganhar.

No segundo trimestre deste ano, a economia da Grã-Bretanha teve uma queda de 0,7%. O escândalo do banco Barclays, cujo diretor e alguns funcionários são acusados de manipular a taxa de juro LIBOR, uma das mais utilizadas no comércio internacional, teve grande repercussão em todo o mundo. Nesta situação, não há Olimpíada, por mais bem-sucedida que seja, que salve a situação.

Resta às autoridades de Londres consolar-se com o fato de a preparação para os Jogos Olímpicos ter permitido a recuperação, limpeza e reconstrução da parte oriental da cidade, onde se localizam as principais estruturas olímpicas.

12 comentários:

  1. Boa tarde

    Não sei se estou sendo radical demais, mas sou contra qualquer tipo de disputa ou competição em qualquer nível da vida, por trazer somente discórdia, rivalidade e violência, pois nós, enquanto seres humanos, não estamos preparados para entender e aceitar os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, o esporte deveria servir apenas como recreação, esta disputa por medalhas é ridícula. Eu sou mais radical ainda, acho completamente insana as paraolimpíadas onde um "sem perna" quer provar que é melhor que um "sem braço". A auto-superação é louvável mas a competição qualquer que seja é deprimente.

      Excluir
    2. Discordo totalmente. A competição faz parte da natureza humana. Basta observar as crianças, a forma como elas competem entre si e se desafiam a fazer coisas. Isso acontece naturalmente entre elas. Negar às pessoas a satisfação de um instinto tão básico, é quase como castrar o seu ser. É a minha opinião.

      Excluir
    3. A competição é uma das formas de expressão humana.Não é das melhores,mas tem suas vantagens.

      Nada é inerente da humanidade pois ela pensa.Competição existe basicamente por necessidade.Quando os seres são autosuficientes e evoluídos a necessidade de competição vai lentamente indo embora. Só um sistema economico tão podre é que mantém essa competição desgraçada.

      E depois de tudo não tem sentido criar um sistema de esportes e um evento alienante,que nem faz parte da história do brasileiro (a mesma coisa com as festas juninas e natalinas).Que foi trazida por entidades corporativas com interesse de manipulação.As olimpíadas não são diferentes do coliseu,tem quase a mesma história de violência que o coliseu teve.

      As olimpíadas só propagam ideías esotéricas negativas,a competição destrutiva como a "unica forma" de expressão e superação.Pois assim é bom pois perpetua o capitalismo tirano.

      E também acho que não tem sentido a profissionalização do esporte.Fazer do esporte um emprego é estranho porque ele não tem propósito útil.É só um criador de espetáculo.

      Excluir
    4. "Só um sistema economico tão podre é que mantém essa competição desgraçada."

      É o sistema econômico podre que mantém a competição desgraçada, ou a competição desgraçada (oriunda da natureza humana) que dá preferência ao sistema econômico podre?

      Uma floresta só é verde por que as folhas de suas árvores o são, não o contrário.

      "As olimpíadas não são diferentes do coliseu,tem quase a mesma história de violência que o coliseu teve."

      Isso não é verdade, os jogos olímpicos eram disputados por cidadãos livres, enquanto as lutas no coliseu eram travadas por escravos. As olimpíadas tinham como objetivo exibir a força e o poder dos atletas de uma cidade-estado perante as demais, ou seja, seu propósito era militar. O coliseu era um circo, seu propósito era unicamente o entretenimento das massas. Pesquise mais a história das coisas antes de dizer bobagens.

      "As olimpíadas só propagam ideías esotéricas negativas,a competição destrutiva como a "unica forma" de expressão e superação.Pois assim é bom pois perpetua o capitalismo tirano."

      Mais uma vez comete o erro pueril de tomar o efeito pela causa. As olímpiadas não geram a necessidade de competir. A necessidade de competir que leva a realização dos jogos. A COMPETIÇÃO FAZ PARTE DO SER HUMANO.

      "E também acho que não tem sentido a profissionalização do esporte.Fazer do esporte um emprego é estranho porque ele não tem propósito útil.É só um criador de espetáculo."

      Esse foi o maior disparate que eu já ouvi na minha vida. O que você entende por "propósito útil"? Se o esporte não tem propósito útil, então o mesmo se aplica a dramaturgia, a música, a promoção de eventos, a política e a qualquer outra profissão que não produza bens físicos ou serviços. Essa é uma visão muito tosca, pois o ser humano é um ser complexo, cujas necessidades não podem ser preenchidas apenas com bens e serviços.

      Estude mais antes de vir a um espaço dizer asneiras.

      Excluir
  2. E parece que não haverá nenhum atentado.

    Mais uma falha Ravena? Mais uma teoria sem sentido por água abaixo?

    O bom é que é só esquecer, não há necessidade de explicações.

    Até 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo o bom é esquecer comentários como os seus que vivem ofendendo e enchendo o saco.Não há promessas aqui .Volte quando for menos animal .
      Ou melhor não volte mais .Crie seu blog com suas opiniões vazias e ofensivas.Talvez o único que visite seja a google com seu buscador.

      Excluir
    2. Anônimo, tomara que em 2013 seu interesse pelo blog tenha desaparecido!!

      Excluir
  3. kkkkkkkkkk otima na lata!!

    ResponderExcluir
  4. O pessoal parece não saber o que é "teoria", "conjecturas" etc...!
    Agora pentelham pq não houve atentado.
    Acham q os blogueiros que tentam alertar ficaríam satisfeitos SE houvesse atentado.
    Uma vez por todas: IMPLOREMOS À DEUS (se é q ELE existe) PARA QUE NÃO OCORRA!

    Que fique bem claro...

    ResponderExcluir
  5. teorias e mais teorias, alarmismo, desinformaçoes, tantos "elenins" da vida.
    porque tudo isso, porque tanta informaçoes sem base concreta?
    afinal qual o seu ideal?
    de fato estamos vivendo o principio das dores, e junto tambr=em tem a lei da mentira para que vossos entendimento sejam segados.
    cuidado pois a LETRA MATA.
    de tanto se preocupar com falsas informaçoes esquecem de Deus. ai podererao ficar proximo do abismo e nao conseguem enxergar.


    lembrando que se tiver Deus na vida o morrer é lucro.

    ResponderExcluir
  6. AFefeeeee.... Ravena quem merece! ...Snif..Snif...!Falei pra minha mãe ontem chorando depois de mandar embora o 7 pedreiro!-Mãe,Et go home...pára a terra que eu quero subir (Sim...meu lar não é pra baixo rs..rs..)Abraço Fraterno

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".