14 setembro 2012

Não é a sombra de Nibiru no satélite SDO - Atualizado


Pessoal, estão rolando vários vídeos questionando o eclipse solar que aconteceu no dia 11 nas câmeras da SDO, absurdamente já afirmaram até que era Nibiru e claro que a informação procede em grande maioria de sites, blogs e canais do youtube de canalização. Cuidado!!

Não é nada demais e acontece duas vezes a cada ano, o mesmo aconteceu nos anos anteriores. Leia a matéria abaixo.

Ravena


Telescópio espacial registra eclipse do Sol criado pela Terra.

Duas vezes a cada ano a Terra se posiciona entre o Sol e o satélite SDO, da Nasa, provocando verdadeiros eclipses solares do ponto de vista do satélite. Essa temporada de passagens ocorre perto dos períodos do equinócio e a mais recente começou quinta-feira, com a Terra bloqueando parcialmente a luz da estrela.

O satélite SDO - Observatório da Dinâmica Solar - se localiza em uma órbita geoestacionária inclinada, a 36 mil km de altitude. Dali, o telescópio pode observador o Sol quase ininterruptamente, com exceção de alguns períodos do ano em que a Terra ou a Lua obstruem seu campo de visão.

O eclipse dessa quinta-feira foi do tipo parcial e ocorreu às 04h00 BRT. Durante o evento a Terra cobriu parcialmente o Sol por alguns minutos, interrompendo a captura contínua das imagens. A temporada de eclipses solares desse tipo dura 20 dias e a atual deverá terminar em 26 de setembro. Durante essa fase novos eclipses poderão ser vistos nas imagens enviadas pelo SDO.



Trânsito Lunar
Além dos eclipses causados pela passagem da Terra na frente do telescópio, o SDO também testemunha a passagem da Lua na frente das lentes e isso acontece em média 3 vezes ao ano.



Um dos mais recentes trânsitos desse tipo ocorreu em 21 de fevereiro de 2012, quando as 11h14 pelo horário de Brasília a Lua penetrou no campo de visão do telescópio, bloqueando parte do disco solar. O trânsito lunar durou 1 hora e 42 minutos e durante esse tempo produziu importantes dados para calibragem dos instrumentos a bordo do observatório.

Fonte: Apolo11

Aconteceu em 2011 e nos anos anteriores também...



Atualização

Não confunda Stereo A e B (em órbita desde outubro de 2006) com SDO (em órbita desde fevereiro de 2010) ou com soho (em órbita desde dezembro de 1995) que fica na frente da Terra. A imagem abaixo é a posição orbital do satélite SDO, assim fica mais fácil compreender porque duas vezes por ano, a Terra fica entre o satélite e o Sol: 




16 comentários:

  1. REALMENTE! QUEM VÊ PELA PRIMEIRA VEZ SEM PESQUISAR É ALGO ASSUSTADOR ESSA SOMBRA QUE NOSSO PLANETA FAZ NAS LENTES DA SDO

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Ravena! como Vc vai? td em ordem? não deixa de ser interessante, um tempero a mais p o possível ou impossível evento 2012 - Fim do Mundo, Extermínio, Apocalipse .. Curiosidade, ontem, 5f, à tarde, alguns canais Tv a cabo ficaram sem sinal e cfe explicação, um aviso inserido na transmissão, algo assim: estamos sem sinal devido à tempestade solar, afetando o satélite, temporariamente. Bjs e abs, RRBL.

    ResponderExcluir
  3. Joseph-fer Reynaldo A Niedo15 de setembro de 2012 00:36

    Marvelous technology... Thank you very much!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo esclarecimento que só valoriza o seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Não estou dizendo que é Nibiru, não faço a mínima ideia do que provocou essa sombra no Sol, mas não foi a Terra nem nenhum outro planeta, pois o programa da própria NASA mostra que não tinha nenhum planeta na frente dos satélites no momento, que foi dia 11 de setembro às 06h20 e a Terra estava MUITO longe da linha direta dos satélites em relação ao Sol. Vejam aqui (desçam a barra de rolagem e coloquem o dia/mês/ano/hora/minuto mais embaixo): http://stereo-ssc.nascom.nasa.gov/where/make_where_gif.php

    Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  6. http://www.tabuademares.com/calendario-lunar
    nenhum ecclipse em set de 11 vou pesquisar mais...estranho ..... no previsto? ......

    ResponderExcluir
  7. Oi Renner,


    Querido, stereo A e B são satélites diferentes do SDO. Veja a posição do SDO no site da Nasa:
    http://map.gsfc.nasa.gov/media/990528/990528b.jpg



    Aí você consegue compreender porque a Terra duas vezes por ano fica na frente do satélite.


    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Veja atualização no final do post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Paty não foi eclipse, mas a própria Terra que ficou entre o satélite e o Sol, leia o post novamente e veja a atualização. Abração

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Antonio. Abraço

    ResponderExcluir
  11. Pois é Thiago, mas aconteceu a mesma coisa ano passado, por isso nem dei bola, já tinha visto os avisos nos sites. Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Oi Ravena!como ce vai?Rs... Olha só pode não ser Nibiru,dizem que ele nem existe!Mas pelo amor do meu cachorrinho,me diga que diabos afinal é isso!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=_ZXCxvJ5Uo8&feature=player_embedded#! Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  13. Verdade, Ravena, a imagem foi feita pelo SDO e não pelo Stereo. Foi bom o esclarecimento. Melhor que sermos sinceros com os outros, é sermos sinceros com a gente mesmo para não permitirmos cair em engano e buscarmos SEMPRE a verdade, seja ela qual for, assim, evitamos passar um engano para frente. Parabéns, querida irmã. :)

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde amigo, gostaria de uma parceria com seu blog, achei interessante, já linkei vc em meu blog
    http://ufosonline.blogspot.com.br/
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Joseph-fer Reynaldo A Niedo5 de novembro de 2012 16:35

    We are not prisoner!!! The earth does not revolve around the sun... I stand our constitutional rights of Genesis 1:26-31.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".