02 outubro 2013

Cometa ISON passou por Marte e ruma ao Sol


O cometa C/2012 S1 ISON completou na terça-feira a primeira das aproximações dentro do Sistema Solar e chegou a apenas 10 milhões de quilômetros do planeta Marte. Agora, ruma para o momento mais dramático dessa jornada: o tórrido encontro com o Sol.

Em sua rápida passagem pelas proximidades do Planeta Vermelho, ISON foi fotografado por todas as sondas que orbitam o planeta e também pelo jipe-robô Curiosity, que prospecta o solo marciano. Foram feitas diversas imagens e coleta de dados, tanto por artefatos estadunidenses como europeus e provavelmente até o final da semana já teremos imagens próximas do cometa.

ISON se aproximou do Planeta Vermelho a 32.9 km/s, ou mais de 118 mil km/h e à medida que ruma em direção ao Sol sua velocidade aumenta ainda mais. No dia da aproximação máxima, em 28 de novembro, a velocidade deverá atingir nada menos que 377 km/s, ou 1.36 milhão de km/h. Para se ter uma ideia, isso é 0,13% da velocidade da luz e daria para fazer uma viagem de São Paulo à Nova York em menos de 20 segundos.

Se o cometa seguir exatamente o que é previsto pela mecânica celeste, deverá contornar o Sol e seguir seu rumo para dentro do Sistema Solar, deixando para trás uma a trilha fragmentos que encontrará a Terra nos dias 14 e 15 de janeiro de 2014, provocando uma pequena chuva meteoros.

No entanto, as estatísticas mostram que cometas como ISON raramente conseguem contornar a estrela. ISON é um cometa pequeno, com núcleo de aproximadamente 5 km de diâmetro. Isso pode resultar na pulverização total do cometa antes da aproximação máxima.

Outra possibilidade é que ISON se rompa pela atuação das forças de maré geradas antes de atingir o periélio. Isso poderia criar um verdadeiro espetáculo caso, similar ao que ocorreu antes do cometa Shoemaker-Levy 9 atingir o planeta Júpiter em julho de 1994.

A partir de agora começa a segunda parte do show. Tudo pode acontecer com ISON e a maior aproximação com o Sol e a posição favorável no céu vão proporcionar imagens cada vez mais impressionantes. É só aguardar!

Fonte:


6 comentários:

  1. É ,vamos ver se ele será um novo Elenin ou trará outras consequencias!Muita coisa tem sido dita sobre esse novo circulo do medo!Esperar pra ver!Mudando de indignação,vejam atentamente este post e vídeos.Tô possessa,sabia que algo estava ligado,mas o nível é cada vez mais alarmante!Tô com estes sintomas há mais de 1 ano.Não tomo remédios atoa e tenho estado com pioras respiratórias!É tão, tão monstruoso e nojento que as vezes não achamos crível!Entendo porque tem gente enfiando a cara no buraco!E tudo isto por poder +poder!É calamitoso!Como ao menos nos proteger disto ?

    http://relatosmundiais.blogspot.com.br/2013/09/chemtrails-voce-esta-gripado_27.html

    http://www.youtube.com/watch?v=pbwN682_uoM&list=PL4161392ADC714976 - Este está morto.

    http://www.youtube.com/watch?v=7gKdxUl9hKs

    E por aí vai ...

    ResponderExcluir
  2. Calma! Não se esqueça que temos só uma oportunidade de aproveitarmos este nosso maravilhoso planeta,nao se desgaste muito,nao vale a pena.O que realmente importa é que estamos vivos com o poder de nos deliciarmos com a natureza,o universo, e até com o próprio homem. Aproveite esta grande oportunidade que lhe foi dada, o resto,nada importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem dera fosse apenas uma oportunidade.

      Excluir
  3. O cometa ISON é a estrela que anuncia a estrela, logo atrás dela vem Nibiru, hercólubus, nemesis, como o queiram chamar, o nibibu é uma aña marrom, duas vezes maior que jupiter, é a famosa " dark star" estrela preta; a sua passagem pelo nosso sistema solar provocará grandes estragos; se viram o filme 2012 já ficam com uma clara ideia do que pode suceder.

    Paz e Luz para todos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Ravena
    Bastante interessante esse material. Só alerto que seus cálculos me parecem estar errados na frase "Para se ter uma ideia, isso é 0,13% da velocidade da luz e daria para fazer uma viagem de São Paulo à Nova York em menos de 20 segundos".
    0,13% da velocidade da luz é aproximadamente 39000km/s. Em 20 segundos, ele andaria então 780000 km, o que não é a distancia entre SP e NY... Cuidado, mas agradeço pelo alerta. O texto e a intenção são as melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui eu que fiz os cálculos, a fonte é o site apolo 11...

      Excluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".