06 setembro 2017

Maior explosão solar dos últimos 11 anos em direção à Terra



Depois de mais de uma década de calmaria no Sol, hoje duas grandes explosões ocorreram, produzindo duas CMEs (ejeção de massa coronal) de categoria X2.2 e X9.3. Este último flare está na lista das mais poderosas explosões solares gravadas desde 1976, em 14º lugar. Em comparação com o Evento Carrington de 1859 ou a grande tempestade que ficou conhecida como Halloween de 2003 é relativamente leve, mas ainda poderosa.


Os raios X e a radiação UV da explosão ionizaram o topo da atmosfera da Terra, causando um forte apagamento de rádio de ondas curtas sobre a Europa, África e o Oceano Atlântico
Os analistas da NOAA dizem que o impacto da CME pode provocar tempestades geomagnéticas de classe G2 moderadamente fortes com períodos fortes isolados de classe G3 em 6 e 7 de setembro. Fantásticas auroras poderão ser vistas durante a semana. 



A fonte da explosão é um grande emaranhado magnético que formam a mancha AR2676, que é tão amplo quanto nosso planeta inteiro e está cercada de dezenas de núcleos menores.  



Existe muita informação no blog sobre estas explosões solares e seus efeitos, muito já foi explicado, agora é só observar a beleza e o perigo da inconstância do Astro do nosso sistema solar, ou será que a inconstância é nossa?!!

Muitas coisas ocorreram nos últimos dias (e anos), atualmente a fúria dos furacões assola os EUA, enchentes que já mataram mais de 1.200 pessoas na Índia, o estranho recuo do mar no Brasil enquanto o mar avança no Oceano Pacífico, inúmeros terremotos no Oceano Atlântico e muitos terremotos na região do Yellowstone, enfraquecimento do campo magnético da Terra e como sempre, as ameaças de guerra. Estamos vivendo em tempos incertos, com muita estimulação do medo e confusão de todos os tipos.  
Algo está incomodando o Sol, este algo tem vários nomes e também já foi intensivamente explorado neste e em outros blogs.   

Saiba mais:

O blog está no ar sem atualização nos últimos 2 anos, estou mais ativa no facebook e sempre que posso atualizo informações por lá. Sempre observando! 
Não entre na onda do medo, pesquise, se desenvolva, medite sempre!

Ravena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".